Juliette: uma feliz coincidência para vinícola catarinense Pericó

Na última semana, participei de uma degustação dos vinhos da vinícola catarinense @pericovinhos , promovida pela @jsvinhosnacionais , na Casa do Vinho ‘Al Mare’, em Olinda. A prova contou com a participação ‘online’ do enólogo Rodrigo Colagnese, que falou sobre a vinícola e os rótulos provados.

A degustação começou com a prova de dois espumantes da linha ‘Juliette’. Essa linha viu as suas vendas crescerem em 40% após a vitória da paraibana @juliette no programa Big Brother Brasil. Para a vinícola foi uma feliz coincidência, uma vez que os vinhos foram batizados em alusão a um quadro pintado pelo artista Eduardo Baruch antes mesmo do Brasil conhecer a personagem do BBB.

O quadro foi idealizado pela Pericó para comemorar a safra histórica de 2020 – a melhor da história da empresa. A obra tem a ilustração de uma boneca e ganhou o nome de Juliette após uma votação com os proprietários. Entre as opções estavam dez nomes femininos franceses (uma das famílias sócias da vinícola é de origem francesa).

Confira a avaliação dos espumantes, ambos elaborados pelo método Charmat (com fermentação em tanques de aço inox):

Juliette Brut Rosé – Este é feito com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, ganhando cor salmão, com boa intensidade de borbulhas e aromas que recordaram morango e pitanga, junto com um discreto toque mineral. Seco, alta acidez, cremosidade presente e agradável sensação de agulha. Sabor semelhante às características do nariz. ✅ ★★★★ – Muito Bom | 💰 R$ – 80 a 100 

Juliette Brut – Elaborado com uvas Chardonnay, Cabernet Sauvigon e Merlot, mostrou coloração amarelo palha esverdeado, com bolhas finas e persistentes. Notas de umbu (fruta típica do semiárido) e discreto abacaxi. Paladar seco, fresco, com boa cremosidade, repetindo no sabor as características do nariz, com uma ponta de mineralidade. ✅ ★★★☆ – Bom/Muito Bom | 💰 R$ – 80 a 100

Boa harmonização com um Tempura de filé de Agulha da Casa.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *