Morre Steven Spurrier, o criador do “Julgamento de Paris”

Steven Spurrier, uma das lendas do vinho mundial, faleceu, hoje (09), em sua casa, na Inglaterra, aos 79 anos. Steven fez carreira como comerciante, mas também era escritor, professor e um degustador inveterado, que atualmente estava envolvido com um projeto próprio de produção de espumantes em Dorset’s Bride Valley, na Grã-Bretanha.

O feito que deixou Spurrier famoso em todo o mundo foi a degustação às cegas conhecida como o “Julgamento de Paris“, em 1976. No evento, organizado por ele, dois vinhos californianos “bateram” grandes rótulos de Bordeaux. Mais tarde, a história virou filme e é hoje um dos clássicos do vinho no cinema.

Steven Spurrier começou no mundo da enologia como estagiário da mais antiga loja de vinhos de Londres, a Christopher and Co, em 1964. Em 1971, ele abriu sua própria loja de vinhos em Paris, a Les Caves de la Madeleine, cidade onde fundou a primeira escola particular de vinhos da França, a L’Academie du Vin.

Em 1988, ele voltou para o Reino Unido, onde seguiu carreira como crítico da Decanter. Seu último legado é a Biblioteca da Academie du Vin, que fundou em 2019 juntamente com Simon McMurtrie, e que reúne as melhores publicações dedicadas ao vinho de todos os tempos.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *