Steven Spurrier, uma das lendas do vinho mundial, faleceu, hoje (09), em sua casa, na Inglaterra, aos 79 anos. Steven fez carreira como comerciante, mas também era escritor, professor e um degustador inveterado, que atualmente estava envolvido com um projeto próprio de produção de espumantes em Dorset’s Bride Valley, na Grã-Bretanha.
O feito que deixou Spurrier famoso em todo o mundo foi a degustação às cegas conhecida como o “Julgamento de Paris“, em 1976. No evento, organizado por ele, dois vinhos californianos “bateram” grandes rótulos de Bordeaux. Mais tarde, a história virou filme e é hoje um dos clássicos do vinho no cinema.
Steven Spurrier começou no mundo da enologia como estagiário da mais antiga loja de vinhos de Londres, a Christopher and Co, em 1964. Em 1971, ele abriu sua própria loja de vinhos em Paris, a Les Caves de la Madeleine, cidade onde fundou a primeira escola particular de vinhos da França, a L’Academie du Vin.
Em 1988, ele voltou para o Reino Unido, onde seguiu carreira como crítico da Decanter. Seu último legado é a Biblioteca da Academie du Vin, que fundou em 2019 juntamente com Simon McMurtrie, e que reúne as melhores publicações dedicadas ao vinho de todos os tempos.