O Festival Gastronômico de Pernambuco, evento que faz parte do calendário oficial do Governo do Estado, realiza entre os dias 20 a 23 de novembro, a etapa restaurantes, com o tema Gastronomia Brasileira: Aromas e Sabores. Durante o evento, as casas envolvidas recebem chefs convidados. Este ano, a novidade é que os profissionais vão atuar apenas um dia em cada restaurante e o cardápio oferecido aos clientes será exclusivamente o do chef convidado.
“Esta foi a forma que encontramos de valorizar ainda mais a vinda do chef a Pernambuco e permitir que os clientes dos restaurantes possam degustar pratos servidos em todo o Brasil”, explica o chef César Santos, um dos organizadores do evento.
Participarão desta edição um total de 20 restaurantes, localizados nas cidades do Recife, Olinda em Fernando de Noronha. Lembrando que a maioria dessas casas contam com boas cartas de vinho.
O evento teve início no mês de outubro, com a primeira etapa destinada a aulas gratuitas de chefs pernambucanos. Nesta segunda etapa, os restaurantes do Recife e Olinda foram divididos em dois grupos para a realização dos jantares que ocorrem nos dias 20/11 (quarta) e 21/11 (quinta). Apenas o restaurante do Senac é que receberá para almoço no dia 21. Já em Fernando de Noronha, os jantares acontecem nos dias 21, 22 e 23/11, sendo um dia em cada casa participante.
BOA LEMBRANÇA – Os colecionadores dos pratos da Boa Lembrança terão a oportunidade de adquirir uma nova e exclusiva cerâmica nesta edição. As casas associadas estarão disponibilizando a cerâmica alusiva ao evento para aqueles que optarem pelo menu completo.
O Festival Gastronômico de Pernambuco conta com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo, Empetur, Sebrae, Prefeitura do Recife, Hiper Bompreço, Senac e Natto. Apoiam esta iniciativa a Dam Roupas Profissionais, Vinhos Rio Sol, Shopping Tacaruna, Fundarpe, Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Secretaria de Cultura, Tramontina, Devassa e Prefeitura de Olinda.
Confira os participantes:
Jantar | Dia 20/11
Anjo Solto – Paulo Machado (Instituto Paulo Machado – MS)
Beijupirá Olinda – Paulão (Alvorada – RJ)
Chiwake – Roberto Bento (Bistrô d´Acampora – SC)
HotSpot – Gui Bonfim (Gui Bonfim Haute Gourmandise & Douceurs – SP)
Just Madá – Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – RJ)
La Comedie – Marcílio Galeano (Jojô Cozinha Contemporânea – MS)
Mingus – Fábio Pontes (Divino – MG)
Nez Bistrô Casa Forte – Dani Martins (Lá em Casa – PA)
Ponte Nova – Paquito (Parador Valença – RJ)
Wiella Bistro – Jonatas Moreira (Akuaba – AL)
Kojima – Jaime José Barcellos (Ostradamus – RS)
Almoço | Dia 21/11
Senac – Volkmar Wendlinger (Casa da Suiça – RJ)
Jantares | Dia 21/11
Maison do Bomfim – Tereza Paim (Terrero Bahia – BA)
Oficina do Sabor – Andréa Tinoco (Rancho Inn – RJ)
Patuá – Joanna Gallo (Quadrucci Buzios – RJ)
Quina do Futuro – Wanderson Medeiros (Picuí – AL)
Nez de Boa Viagem – Pamela Tello (chef consultora – ES)
Jantares | Fernando de Noronha | Dias 21, 22 e 23/11
21/11 – Varanda – Mônica Rangel (Gosto com Gosto –RJ)
22/11 – Xica da Silva – Alex Sotero (Chef consultor – SP)
23/11 – Pousada de Zé Maria – Alexandre Merino (Sharin – RS)