Entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro, os supermercados, lojas, empórios e e-commerces brasileiros vão ter a oportunidade de participar, pelo segundo ano consecutivo, do Festival Vinhos de Portugal no Brasil. A ideia é promover a venda de vinhos portugueses através da negociação direta desses estabelecimentos com os produtores.
As lojas participantes do festival vão poder contar gratuitamente com material de divulgação para o ponto de venda e as equipes desses estabelecimentos receberão treinamento do consultor Carlos Cabral (foto abaixo), que tem mais de 40 anos dedicados ao mundo dos vinhos – sendo mais da metade desse tempo junto ao grupo Pão de Açúcar.
A previsão é que este ano cerca de três mil lojas espalhadas por todo o Brasil participem da iniciativa. Farão parte do Festival vinhos de nove regiões vinícolas de Portugal, com mais de 250 diferentes variedades de uvas.
CRESCIMENTO – O vinho português atravessa um ótimo momento no mercado brasileiro. Portugal é o segundo maior exportador do produto para o Brasil, ficando apenas atrás do Chile. Em valor, as exportações de vinhos portugueses para o Brasil aumentaram 23,5% no último ano. Os dados mais recentes de 2021 são até o mês de abril, período em que as exportações para o Brasil aumentaram em 44,4% – o equivalente a 20,7 milhões de euros.
PREMIUM – A novidade deste ano é que o Festival irá estimular também a venda de vinhos com maior valor agregado. O raciocínio é que por conta da pandemia e das restrições do funcionamento dos restaurantes, “os consumidores terão disposição de comprar vinhos melhores para consumir em casa”, explicou Carlos Cabral.
As maiores apostas para este Festival são os Vinhos Verdes e os vinhos da região de Lisboa, pois são, segundo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, as regiões que mais crescem em exportações.
O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.