Que vinhos escolher para o Natal?

Como já é de costume, todo ano faço uma “reciclagem” das dicas de vinhos para harmonizar com os pratos da ceia. Seguem as deste Natal.

Saúde, paz e alegria. Tim-tim! (Lembre-se: Não exagere. E se beber, pegue o banco do carona).

UM VINHO SÓ PARA TODA A CEIA:
A dica continua sendo um bom espumante brut. Ele vai combinar com as entradinhas e pratos de peixes ou frutos do mar e também com os alimentos mais gordurosos, por conta de sua acidez. Só evite com a sobremesa (confira as opções mais adiante).

PERU:
O prato mais tradicional da noite pede um tinto leve, com pouco tanino, como os elaborados com a uva Pinot Noir ou Carmenère. Vai também com um branco mais encorpado, porém sem estágio em madeira – pode ser um Chardonnay.

CHESTER:
É um prato que casa com tintos e brancos. Para os brancos, aposte em opções como um Sauvignon Blanc ou um Chardonnay jovem. Os tintos para o chester podem ser desde um Bordeaux até um Merlot.

TENDER:
Trata-se de um prato defumado, que normalmente vem acompanhado de um molho adocicado. Prove com um vinho tinto frutado, não muito potente e com boa acidez. Um Pinot Noir do Novo Mundo ou um Chianti vão bem.

BACALHAU:
Para este tipo de prato você pode optar por brancos ou tintos. Os brancos, de preferência, devem ser mais encorpados e com boa acidez, como um branco alentejano. Se preferir um tinto, escolha um mais leve, como um Merlot, Pinot Noir ou um Rioja Gran Reserva. Alguns preferem acompanhar bacalhau com Vinho Verde, mas eu acho que o sabor do bacalhau “passa por cima” da bebida, que tem pouco corpo.

PORCO:
Para lombo, escolha um tinto leve, como um Merlot, ou ainda um branco de corpo médio e boa acidez. Já para pernil, a ideia é saborear junto com um tinto encorpado, como um Shiraz ou um português da Bairrada.

SOBREMESAS:
Para as sobremesas com frutas, escolha um espumante moscatel. Para as com chocolate, vinho do Porto. As cremosas vão bem com os late harvest. Bolos e panetones podem ser apreciados com um Moscatel de Setúbal.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *