O blog participou: Winebar com champagnes Vollereaux

Ontem à noite, o Winebar voltou à ativa com uma bela degustação de champagnes Vollereaux. Para quem não acompanhou ou quem não conhece o Winebar, trata-se de uma ação que envolve um grupo de enófilos de todo o Brasil com degustações através do Facebook, onde os participantes podem acompanhar a transmissão em vídeo ao vivo e postar seus comentários on-line.

Na degustação desta terça, conduzida mais uma vez pelo colega e um dos idealizadores do Winebar, Daniel Perches, tivemos a presença do produtor dos Champagnes Vollereaux, Julien Breuzon. Três amostras foram degustadas e comentadas: um brut, um Brut Cuvée Tradition Millésime 2005 e um rosé.

Tive o prazer de receber da importadora Chez France duas garrafas (brut e rosé), que abri durante a transmissão do Winebar para poder comentar junto com os colegas participantes.

Antes de falar sobre a degustação, só um pouquinho da história do produtor:

A primeira geração da família comprou vinhedos em 1806. Depois de seis gerações, a empresa continua nas mãos dos Vollereaux. Eles possuem 42 hectares de vinhedos próximos a Epernay, a capital do Champagne, e contam atualmente em seu catálogo com nove rótulos distintos da bebida.

Confira a avaliação blog sobre os exemplares provados:

Champagne Vollereaux Brut

Produtor: Vollereaux.
Origem: Champagne, França.
Visual: Amarelo palha reflexos dourados. Excelente perlage, com bolhas finas e numerosas.
Olfato: Notas de abacaxi, frutas brancas, tostado, panificação.
Paladar: Leve e refrescante, com boa acidez. Repete o nariz e tem um leve toque cítrico. Final longo.
Outras considerações: Engarrafado em abril de 2008, este champagne é um clássico da Maison Vollereaux, elaborado com as castas típicas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Teve três anos de amadurecimento. É uma bebida com ótima relação de preço X qualidade, que serve como aperitivo e também vai com pratos de frutos do mar, pescados leves e carnes brancas. A minha sugestão é com vieiras marinadas.

Classificação: Muito Bom (Boa compra)
Faixa de preço: R$ 131 [www.loja.chezfrance.com.br]

Champagne Vollereaux Rosé de Saignée Brut

Produtor: Vollereaux.
Origem: Champagne, França.
Visual: Cor cereja com traços alaranjados. Perlage intenso.
Olfato: Frutas silvestres, como morangos e cerejas. Notas de panificação.
Paladar: Delicado, refrescante e bem leve. Traz de vota as sensações sentidas no nariz. Persistente.
Outras considerações: Neste champagne, as cascas das uvas Pinot Noir são maceradas por mais tempo com o suco, num processo chamado batizado “rosé de saignée”, ou rosé de sangria. A bebida pode ir bem com sobremesas com pouco açúcar, à base de frutas vermelhas, como um cheesecake, por exemplo. Também serve como aperitivo e para acompanhar canapés.

Classificação: Bom/Muito Bom.
Faixa de preço: R$ 155 [www.loja.chezfrance.com.br]

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *