Embalagens de jornal e garrafas de papel: sustentabilidade invade o setor de vinhos

Por: Luciana Torreão

A sustentabilidade está em alta. E, no segmento de vinhos todas as soluções são cada vez mais bem vindas, a exemplo das tampas de rosca e rolhas sintéticas que substituem a escassa cortiça. Seguindo a tendência, empresas estão criando materiais biodegradáveis e sustentáveis. Seja para a fabricação de garrafas ou embalagem do produto, as ideias são muitas.

Um bom exemplo desse tipo de inventividade é criada pela americana UFP Technologies. Trata-se de uma empresa de design, fabricante de embalagens recicláveis em fibra moldada (mais comumente conhecida como polpa moldada), feitas com jornal 100% reciclado. O material é usado para a confecção de embalagens de proteção e acondicionamento para garrafas de vinho. Além do custo reduzido, os produtos são sustentáveis, diminuem trabalho e economizam espaço.

A empresa, a propósito, foi uma das idealizadoras, no início dos anos 90, da fabricação do primeiro moldado de celulose. O intuito foi desenvolver comercialmente o que era tradicionalmente conhecido como o “processo de caixa de ovos” para acondicionamento de polpa moldada industrial na América do Norte.

GARRAFA DE PAPEL – Outra solução biodegradável para o setor de vinhos foi uma garrafa feita de papel produzida pela empresa inglesa Green Bottle. A garrafa é 100% reciclável, em papel compostável. O fechamento se dá através de screwcap (tampa de rosca), e contém um forro de plástico, com apenas um terço do conteúdo de plástico de uma garrafa de plástico convencional.

Resta esperar pra ver quando essas novidades estarão aqui no Brasil.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *