“Duca sobe a Serra”: uma noitada de gastronomia e vinhos

No último sábado, participamos de uma experiência bem interessante no restaurante Pesquería, em Aldeia, região próxima ao Recife, porém bem mais alta que a capital. O chef Duca Lapenda comandou as panelas da casa e preparou um menu para 95 pessoas, no evento “Duca sobe a Serra”. Aproveitamos para fazer um encontro de amigos durante o jantar e harmonizar interessantes vinhos com o cardápio.

Para entrada, Duca preparou três opções. Fiquei com a ótima Salsiccia  di Bologna, uma linguiça artesanal em molho vermelho acompanhada de pão italiano. O caráter picante da entrada pedia um tinto mais “condimentado”, com um toque de especiarias. Acho que cairia muito bem com um dos últimos vinhos que provamos, levado pelo amigo Célio Vasconcelos, proprietário da Dom Vinho: o supertoscano Dolce Vite Syrah 2007 (os comentários sobre os vinhos virão nos próximos posts).

Para o prato principal, optei pelo Scaloppini  con  fettuccine al gorgonzola (escalopes de filet mignon flambados em conhaque  acompanhados de fettuccine em creme de gorgonzola, com um toquezinho de alecrim).

Este foi acompanhado do L’Arco Chianti 2008, também da Dom Vinho. Embora um vinho com médio corpo e caráter floral, tem acidez suficiente para “encarar” uma carne vermelha.

Na mesma noite, ainda tomamos o Leginestruzze Uzzano Ginestruzze Montespertoli IGT Toscana 2009 e um Esporão Reserva Tinto 2008, este último levado pelo colega Leonardo Lucena.

Depois de tantos belos vinhos, fechamos a noite com a sobremesa Fragole Aldeia, composta de morangos flambados em grappa sobre queijo  mascarpone.

Parabéns ao pessoal do Pesquería, ao chefe Duca e equipe pelo prestigiado evento. Até a próxima!

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *