Foi um sucesso a 1ª degustação virtual de vinhos do Brasil promovida na última sexta-feira (03) pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBravin). A participação dos enoblogueiros foi intensa, com uma interessante troca de impressões sobre os dois rótulos experimentados na noite (inclusive, uma escolha muito feliz dos organizadores).
Parabenizo o Ibravin pela iniciativa e os colegas confrades pela participação, que tornaram aquele momento uma experiência única.
A seguir, as minhas impressões sobre os vinhos degustados:
Pizzato Brut – 2009
Produtor: Pizzato Vinhas e Vinhos.
Origem: Vale dos Vinhedos, Brasil.
Visual: Cor amarelo palha com reflexos esverdeados. Bonita e duradoura coroa de espuma, bolhas finas e persistentes.
Olfato: Boa gama de aromas. Predomínio de maracujá, com notas florais, fermento e frutas secas.
Paladar: Boa cremosidade e acidez. Bastante frutado, chegando a transmitir uma certa doçura no primeiro momento.
Outras considerações: Um espumante refrescante, que é uma boa opção para festividades. Cai bem tanto com canapés quanto com frutos do mar. Elaborado com as uvas Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%). A segunda fermentação foi feita na própria garrafa. Apenas 7 mil rótulos foram produzidos.
Classificação: Muito Bom.
Faixa de preço: R$ 40.
Lídio Carraro Merlot Grande Vindima – 2005
Produtor: Lidio Carraro.
Origem: Encruzilhada do Sul, Brasil.
Visual: Cor rubi com tons granada. Lágrimas tintas em abundância. Apresenta sedimentos.
Olfato: Muita fruta madura, café e chocolate. Evolui muito na taça, ganhando novos aromas, como frutas vermelhas em compota e notas terrosas.
Paladar: Um vinho elegante, de taninos macios e boa acidez. Discreto na boca comparando-se ao nariz. Fruta e café predominam, de maneira delicada. Corpo médio.
Outras considerações: Tinto elaborado apenas em safras excepcionais, 100% com a uva Merlot, vindas de quatro parcelas diferentes de terras da Encruzilhada do Sul. Estagiou mais de 14 meses em tanques de inox até o engarrafamento e não foi filtrado. Um vinho que vai muito bem com carnes vermelhas e massas com molhos escuros. Ainda tem potencial de guarda por mais alguns aninhos. Tem 14,2% de graduação alcoólica.
Classificação: Muito Bom.
Faixa de preço: R$ 110.
Fabiana, também achei ótima escolha. Gostei bastante dos vinhos.
Um abraço
Daniel Perches
Fabiana, também gostei bastante da seleção de vinhos.
Um abraço
Daniel Perches