Dia do Vinho tem comemoração intensa no Rio Grande do Sul

Até o próximo domingo (05), cinco municípios do Rio Grande do Sul estão envolvidos nas comemorações do Dia Estadual do Vinho. A programação, que vem acontecendo desde o último dia 27, acontece nas principais rotas turísticas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Além de pacotes especiais para turistas com descontos em restaurantes, hotéis e vinhos, o evento conta com mais de 200 atrações culturais. Na Capital, as comemorações ocorrem de 1º a 5 de junho, no Cais do Porto.

Neste período, os preços chegam a cair até 30% em algumas cantinas. As 70 vinícolas que oferecerão condições especiais estão em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo Sul. “O intuito dos descontos no Dia do Vinho é estimular a aquisição para quem geralmente não compra vinho e, também, para quem está acostumado a consumir, que poderá aproveitar para montar um estoque de inverno ou para o ano todo”, recomenda o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.

Em Caxias do Sul, a largada para as comemorações ocorreu no chafariz da Praça Dante Alighieri, que ganhou cor de vinho. Outros atrativos turísticos da cidade, como a Casa de Pedra, o Monumento ao Imigrante, o Jesus Terceiro Milênio, o Museu Municipal e a Estação Férrea também ganharam iluminação especial. Na rede hoteleira, haverá pacotes especiais durante os dez dias de festa incluindo degustação e venda de vinhos.

Em Bento Gonçalves, as vinícolas oferecerão cursos de degustação da bebida diariamente. A programação também conta com preços promocionais, passeios turísticos com foco no enoturistmo, atrações culturais e o chamado Filó, encontro típico da cultura italiana com farta gastronomia, músicas e jogos, regados a vinho. Outra atração é o primeiro concurso de sagus, sobremesa a base de vinho muito difundida na região.

O carro-chefe de Garibaldi, Capital Nacional do Espumante, é o Festival Colonial, que acontece nos pavilhões da Fenachamp e terá programação dedicada ao Dia do Vinho. O município também oferece roteiros pelas suas belas paisagens naturais, nos restaurantes e nas vinícolas.

Entre as atrações de Flores da Cunha, a principal será no próprio Dia do Vinho, 05 de junho. Um show na Praça da Bandeira, às 14h30min, com os músicos Valdir Anzolin e Valmor Marasca marcará a passagem da data e também o lançamento da 10ª edição do concurso dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha.

Em Monte Belo do Sul, o tradicional Festival do Vinho de Santo Isidoro é a atração. O evento segue os moldes de uma típica festa de colônia com jantar no salão da Sociedade Cruzeiro no dia 4 de junho, às 20h. O cardápio inclui massa, frango, leitão, queijo, salame, polenta brustolada, pão, saladas, pinhão, amendoim, grostoli, sagu, refrigerante e, como não poderia faltar, o vinho, que poderá ser degustado diretamente de pequenas pipas de madeira. “Nesse período do ano, a paisagem de Monte Belo do Sul e região está em transição de cores, tanto os parreirais quanto os plátanos e outras árvores. O tom dourado desta fase fria do ano é mais um convite para tomar um bom vinho”, recomenda Viviane Ceriotti, coordenadora do Departamento de Turismo de Monte Belo do Sul.

Algumas atrações serão integradas entre as cidades, como o passeio ciclístico pelo roteiro turístico Caminhos da Colônia, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, no dia 5 de junho, a partir das 9h30. Um dos pontos alto dessa união em homenagem ao vinho será o brinde coletivo proposto a todos os estabelecimentos e moradores da Serra Gaúcha a partir das 23h do dia 4 até a 0h do dia 5 de junho.

O DIA DO VINHO – O projeto unificado de comemoração do Dia do Vinho na Serra Gaúcha está em sua segunda edição. Ele surgiu no ano passado a partir do desejo coletivo na busca da integração de ações de promoção da uva e do vinho, do desenvolvimento econômico da cadeia vitivinícola e valorização do patrimônio. O evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Conta com o suporte do comitê regional formado pelas secretarias de Turismo de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul e pelas entidades Bento Convention Bureau, Caxias Visitors & Convention Bureau, Emater, Fundaparque, Atuaserra, Aprovale, Aprobelo, Aviga e Agevin.


Programação e mais informações: www.diadovinho.com.br.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *