Vinhas da Fortuna: Château Margaux

Até o dia 30 de setembro, o canal a cabo Management TV está exibindo uma série chamada “Vinhas da Fortuna”. São três histórias distintas que mostram os diferentes aspectos da indústria do vinho.

O programa permite que telespectador mergulhe no mundo e no dia-a-dia de importantes vinícolas do mundo. Você não vai querer perder nenhuma gotinha dos saborosos episódios.

O primeiro ao que assisti (na SKY) foi sobre a legendária vinícola francesa Châteu Margaux, localizada em Bordeaux. A proprietária Corinne Mentzelopoulos e o diretor geral da empresa, Paul Pontallier, abrem as portas do Château e mostram detalhes surpreendentes da produção e negociação dos vinhos, que estão entre os melhores do mundo.

Algumas curiosidades mostradas no programa:

A PROPRIETÁRIA:

O pai de Corinne Mentzelopoulos, que era um comerciante grego, comprou o Chatêau em 1977. A vinícola estava desvalorizada, depois de uma série de colheitas ruins que mancharam a reputação da casa. Depois que o seu pai morreu, Corinne assumiu os negócios, com apenas 27 anos, e conseguiu reinserir o Chatêau na lista das vinícolas mais valorizadas do mundo.

NÚMEROS

– A safra de 2006 do Gran Vin de Chatêau Margaux alcançou o preço de 3 mil euros a caixa. Foram produzidas 150 mil garrafas.

– No lançamento da safra de 2006 do Chatêau Margaux, a garrafa foi vendida a 200 euros.

– Em um evento beneficente em Pequim, na China, em favor das vítimas de um terremoto, um lote Imperial Magnum de oito garrafas da safra de 2008 foi arrematado por 7.500 dólares.

– Para participar do evento beneficente promovido pelo Château Margaux no Jockey Club de Pequim, cada pessoa pagou 1.300 dólares.

SEGURANÇA

Existe uma grande preocupação da vinícola contra fraude de seus vinhos. Para isso, eles utilizam um moderno sistema de segurança onde toda garrafa tem um número de série e possui um microchip que registra, hora a hora, a temperatura do armazenamento do vinho. Se a bebida estiver com defeito, existe a possibilidade de saber se foi por causa da guarda incorreta.

TAMPAS DE ROSCA E ROLHAS SINTÉTICAS

O Château Margaux vem fazendo o que classifica de “experimento radical”. Estão testando na vinícola o uso de tampas de rosca e rolhas sintéticas em seus vinhos para saber se esses materiais influem na qualidade da bebida.

São feitas degustações uma ou duas vezes ao ano para saber como o vinho vem se comportando.

Segundo Paul Pontallier (foto), eles têm garrafas suficientes com tampas alternativas para continuar degustando pelos próximos 30 anos. “Em geral, não descartamos nenhuma opção. O verdadeiro desafio é o produzir o melhor Chatêau Margaux”, disse ele.

OUTRAS CURIOSIDADES

– O programa mostra a entrevista com os candidatos a colhedores de uvas. A seleção é rígida, considerando as condições de trabalho (ao ar livre, com bastante esforço físico).

– Antes das férias de verão, os trabalhadores participam de um almoço onde degustam rótulos da casa.

– De acordo com Paul Pontallier, há sempre três colheitas em andamento: “a que está crescendo, a que está sendo engarrafada e a que está sendo vendida”.

– O Chatêau Margaux é a vinícola mais visitada de Bordeaux, mas poucos têm o privilégio de conhecer o interior da casa.

– Paul recebeu no Château a visita de um fabricante de brinquedos de Hong Kong e sua esposa. Milionários, eles têm uma coleção de seis mil garrafas de vinho. No almoço, eles provaram as safras de 1959, 1998, 2005 (considerada uma das melhores).

– Corinne faz suas inspeções e caminhadas pelos vinhedos quase sempre acompanhada do seu cão de estimação chamado “Zorba”.

You Might Also Like

4 Replies to “Vinhas da Fortuna: Château Margaux”

  1. Eu ja tinha assistido o do Chateau Margaux a um tempinho mas, semana passada assisti o episódio do COS D' ESTOURNEL.

  2. Esse programa é muito bom, já enviei um email a ManagemenTV tentando saber como conseguir um DVD do programa.
    ë impressionante o poder da Berry Bros & Rudd, os caras sao mercenários !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *