A alma feminina do vinho

O texto abaixo é uma reprodução da minha coluna do mês de maio da revista Mon Quartier:

Em homenagem às mães, vamos falar sobre vinhos e uvas que têm características femininas. Gostaria de esclarecer que não existe “vinho de mulher”. Acontece que algumas uvas geram vinhos mais delicados e outros mais potentes.

Vinhos com alma feminina são bebidas com as quais as mulheres se identificam e que, por sua vez, seduzem os homens.

O mais clássico de todos é o espumante. Trata-se de uma bebida delicada, tanto pelo seu frescor, quanto pelas suas características visuais. Pode ser elaborado com diferentes tipos de uvas, mas o seu processo de produção é que dá suas características únicas.

Os vinhos brancos feitos com a uva de nome alemão Gewürztraminer, original da Alsácia, na França, são perfumados como as mulheres, possuem baixa acidez e um leve toque picante.

Os rosés também têm um toque feminino. Normalmente com graduação alcoólica mais baixa, esses vinhos apresentam caráter frutado e são bem refrescantes. Apesar de ainda discriminados pelas bandas de cá, são eleitos por homens e mulheres do Velho Mundo como uma ótima pedida para os dias mais quentes.

Passando para os tintos, costuma-se dizer na França que os Bourgognes são vinhos femininos. Eles são elaborados com a Pinot Noir, a mais feminina das uvas. Nos locais onde brota e amadurece, ela costuma gerar vinhos sedutores e particulares.

Outros vinhos tintos que seduzem paladares de ambos os sexos com sua maciez e facilidade de beber são os Carmenère chilenos e os rótulos elaborados com as uvas Merlot e Gamay.

Em resumo, podemos dizer que os vinhos com alma feminina privilegiam a elegância, têm aromas evidentes e delicados, possuem taninos não agressivos e apresentam boa harmonia entre acidez, açúcar e álcool.

O Brasil já produz vinhos com todas as uvas acima citadas. Portanto, não pense duas vezes em presentear a mamãe com um vinho ou simplesmente, elegê-la como a bebida para brindar ao seu dia.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *