Porto Dom José Ruby

Acredito que todo bom apreciador de vinhos já provou este clássico vinho do Porto, produzido pela Real Companhia Velha. Um ótimo vinho de sobremesa, que em minha opinião vai bem com chocolate. Aliás, essa é harmonização sempre faz sucesso entre as pessoas que sugiro prová-la. Na elaboração do vinho entram as castas Touriga Nacional, Touriga Francesa, Bastardo, Tinta Roriz, Tinta Carvalha, Tinto Cão e Mourisco. De cor rubi com alguns traços de violeta, o Dom José passa três anos em madeira. A bebida é forte no aroma frutado, chegando a lembrar uma geléia de frutas escuras. Também apresenta algo de chocolate no nariz. Já na boca é macio, com boa persistência. Aconselha-se servi-lo a menos de 18ºC para não ressaltar a agressividade do álcool. Sua graduação é de 19%.

Classificação: muito bom
Faixa de preço: R$ 39 a R$ 45
Onde encontrar: facilmente encontrado em supermercados e lojas especializadas.
Sugestão de harmonização: chocolate e frutas secas.

You Might Also Like

0 Replies to “Porto Dom José Ruby”

  1. Apesar do pouco tempo como apreciador de vinhos(na verdade, ainda não conheço nada!), já escutei de muitas pessoas que o Vinho do Porto deve ser tomado antes ou depois das refeições, pois trata-se de um digestivo. O interessante é que nunca fui muito adepto das normas e costumes conservadores, mas simpatizante da idéia de que cada pessoal deve fazer aquilo que lhe agrada, que lhe deixa feliz, satisfeito… que seja em nome do prazer! Pois na última quarta, dia 07, degustei o jantar todo, acompanhado do tal Dom José. Simplesmente perfeito! Até agora, meu preferido. Na frente de outros até muitas vezes mais caro. Por sinal, na ocasião, como sempre muito jeitosa, nossa querida Jornalista Blogueira, me deixou bastante à vontade para apreciar o vinho como eu bem entendesse! 😀 Valeu Fabi! Tim Tim!

  2. o vinho é exelente…
    mas nas informaçoes que vc colocou.
    o preço está errado…
    o don jose é na faixa dos 60 reais =(

  3. Sim, esse vinho é excelente. Certa vez tomei um vinho branco da casa Don Jose, o Lacrima Christi e amei. Nunca mais o encontrei para repeti-lo. Alguem daria uma pista de onde posso encontrá-lo?

  4. Não conheço vinhos, mas humildemente tentando aprender, já percebi que amo vinho do porto e sua textura singular. Como Mario Mignot, degustei uma garrafa inteira de Dom Jose Ruby com uma amiga, enquanto os maridos preferiram um chileno seco. Mesmo acostumada a tomar um cálice nos resaurantes, surpresa fiquei quando descobri que era só assim mesmo, um pouquinho, quase uma sobremesa. Ah, não! É bom demais para tomar tão pouquinho! MAs meu preferido ainda é o ADriano RAmos Pinto Tawny.

  5. realmente este vinho é divino, já o conhecia por curiosidade, e detalhe, não sou muito chegado a um licoroso…fica uma dica: nemea grego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *