Riva – Cervejas do Mundo

ATUALIZADO EM MARÇO DE 2009 – Tive a notícia que, infelizmente, o bar fechou. Mas ficam as sugestões das cervejas.

Vou deixar um pouco os vinhos de lado para falar sobre uma ótima casa que acabou de abrir no Recife. O bar Riva – Cervejas do Mundo reúne cerca de 20 tipos de cervejas de várias nacionalidades, algumas exclusivas na cidade, como dois rótulos ingleses da Fuller’s, a Babylon e a francesa Kronenbourg. O nome do lugar é uma homenagem à cidade italiana de Riva Del Garda, que significa margem do rio. Aliás, o local está decorado com várias fotografias de rios como o Tigre e o Eufrates, situados na região da antiga Mesopotâmia – berço da invenção da cerveja e onde viviam os sumérios e babilônios.

Segundo Lucas Afonso, um dos sócios, foi necessário um ano de pesquisas para reunir todas as idéias do bar. “Temos um conceito de decoração baseado nos Jardins da Babilônia, além da história da cerveja retratada em quadros”, explica. A mais representativa cerveja da carta é a Babylon, bebida Pilsen tipo Premium que acaba de ser lançada no mercado brasileiro. Elaborada pelo mestre cervejeiro alemão Herbert Cegielkowski, é uma cerveja clara, de baixa fermentação, na qual é utilizado o legítimo lúpulo da região de Hallertau, cultivado na Baviera. A garrafa long neck custa R$ 3,40.

Uma ótima escolha é também é a Fuller’s Honey Dew, produzida com mel orgânico, que tem uma doçura ímpar. Os rótulos da Fuller’s são os mais caros da casa, custando R$ 29. Vale a pena experimentar.

O Riva ainda oferece chope claro e escuro da Babylon, por sinal geladíssimo e bem tirado, e a interessante e famosa cerveja irlandesa Guinness. Esta vem acrescida de nitrogênio, responsável por dar cremosidade e espuma iguais à do chope. É uma cerveja escura de sabor bastante amargo, interessante para aqueles que gostam de café. Tem teor alcoólico de 4,2%. Entre outras marcas de destaque estão a belga Leffe Blonde, a uruguaia Patrícia e a alemã Paulaner. A intenção da casa é, em breve, chegar a oferecer 40 rótulos na carta.

COMIDA – O cardápio do Riva é outro assunto à parte. O chef Philippe Idrissi teve a idéia de unir a comida dos botecos cariocas e recifenses, além de incluir um toque oriental dos temakis. Destaque para o Cream Cheese Shrimp – camarão marinado no shoyo, envolvido com massa fina e recheado com cream cheese (20,90). Outra maravilha é o Risoto Riva – camarão salteado na manteiga de camarão e ervas finas, arroz arbóreo, queijo Prima Donna, castanha, pedaços de tomate pelado e manjericão (29,60). As opções ainda incluem entradas como uma bruschetta tradicional, gratinados, paella e vários tipos de temakis, inclusive doces.

O Riva tem capacidade para 300 pessoas, com área interna climatizada e área externa ao ar livre.

Riva – Cervejas do Mundo
Av. Conselheiro Aguiar, 712, Boa Viagem, Recife – PE.
Horário: segunda a quarta (a partir das 17h) quinta a domingo (a partir das 12h)
Fone: (81) 3325-4230

You Might Also Like

0 Replies to “Riva – Cervejas do Mundo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *