Fortaleza do Seival Tempranillo – 2006

Este mês, tive a missão de indicar o vinho para ser degustado pelos participantes da Confraria Brasileira de Enoblogs. Os pré-requisitos da escolha são que o rótulo seja, de preferência, nacional e que custe até R$ 40. Estava curiosa para experimentar o Fortaleza do Seival Tempranillo 2006, uma vez que este vinho levou a Grande Medalha de Ouro no concurso Wine Brasil Awards 2008 e vem constantemente recebendo elogios. Então aproveitei a oportunidade e sugeri para avaliarmos como o vinho do mês de outubro.

O que posso dizer é que a escolha cumpriu as expectativas. É um vinho elaborado com capricho pela Miolo, na região da Campanha Gaúcha. A bebida tem coloração púrpura, com reflexos violáceos, e seus aromas apresentam toques de frutas vermelhas, como ameixa e jambo, além de notas de especiarias e baunilha. Elaborado 100% com a uva emblemática da Espanha, a Tempranillo, é um vinho seco e equilibrado. Na boca, remete a baunilha (resultado do estágio em madeira) e especiarias. Taninos presentes, médio corpo e boa persistência. Tem 14% de álcool e acho que está no ponto de ser degustado.

Acompanhei o vinho com pãezinhos e azeite, mas acho que harmoniza bem mesmo é com uma bela carne. Trata-se de um ótimo custo-benefício: R$ 17,99 aqui no Recife, na RM Express (ver endereço). Um brinde aos confrades virtuais!

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *