LOS NEVADOS
Estive semana passada com o pessoal da Miolo, que anunciou algumas novidades. Numa conversa com o diretor da regional Recife, Carlos Henrique de Araújo, o representante Luciano Vieira e o mais novo sommelier do Grupo, Diego Callou, foi anunciado o lançamento do 8º projeto do Miolo Wine Group, o Los Nevados. Trata-se de uma parceria com a vinícola argentina Septima para a produção de vinhos exclusivos com a marca Los Nevados, nas versões Malbec, Chardonnay e Cabernet Sauvignon, que no próximo ano estarão no mercado brasileiro.
MIOLO WINE GROUP
Também em 2009, a Miolo oficializará o Miolo Wine Group, onde serão agregados em um só grupo os projetos Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA), Viasul (Chile), Osborne (Espanha e Portugal) e Los Nevados (Argentina). O Grupo foi criado para fazer frente à concorrência mundial no setor. Inclusive, vem investindo em exportação, enviando para 17 países um total de 795 mil garrafas por ano, o equivalente a 30% da produção total. Segundo Carlos Henrique de Araújo, os principais produtos exportados são o Terranova Shiraz e o Miolo Seleção. “O maior mercado é o dos Estados Unidos”, informa.
FORTALEZA DO SEIVAL VIOGNIER
Durante a descontraída conversa com os representantes da Miolo, fui apresentada ao mais novo vinho branco do Grupo. Elaborado com a uva Viognier, que tem origem na região do Rio Rhône, na França, o Fortaleza do Seival 2008 é produzido em Candiota, na Campanha Gaúcha. Trata-se de um vinho com leveza e frescor, características que combinam bem com o nosso clima tropical. Destacam-se os aromas florais e notas de pêssego. Ideal para consumo com frutos do mar e queijos, deve ser servido bem resfriado, numa temperatura de 8º C. Custa na faixa de R$ 18. No Recife, um dos locais onde pode ser encontrado é no RM Express (ver endereço). A produção inicial da bebida será de aproximadamente 12 mil garrafas.
MERCADO LOCAL
“Estamos desenvolvendo um trabalho voltado para a distribuição”, diz Carlos Henrique. A regional Recife, que abrange os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Ceará, tem 25% de participação de mercado nacional. No Nordeste, segundo ele, a venda de vinhos tranqüilos é mais forte em Pernambuco. Já a Bahia lidera o consumo de espumantes. Recém-estruturada, a regional Recife tem boas perspectivas de crescimento para os próximos anos, devendo focar na divulgação de vinhos mais leves e refrescantes, que combinam com o clima local.
MIOLO EM TAÇA
Outra novidade é o projeto Miolo em taça, que está chegando aos restaurantes do Recife. São equipamentos com controle de temperatura instalados em restaurantes, onde o cliente pode ser servido em taças, ao custo médio de R$ 4,00, de vinho branco e tinto da linha Terranova. Alguns locais onde o serviço pode ser encontrado na cidade são o Pomodoro Café, Restaurante Villa, Mar Hotel, Enotel (Porto de Galinhas) e Guaiamum Gigante. De acordo com Carlos Henrique Araújo, a perspectiva é de que mais 10 casas fechem a parceria. No Nordeste, mais de 20 restaurantes e bares já participam do projeto.
CAMPANHA DE VERÃO
Iniciada no inverno deste ano, a parceria da Miolo Wine Group com o estilista RonaldoFraga vai render uma nova campanha, desta vez voltada para o verão. Os materiais produzidos pelo estilista mineiro têm foco para os espumantes e incluem peças que vão desde anúncios a displays de mesa. “Viva intensamente” é o mote da propaganda, que destaca modelos sugerindo momentos de prazer em companhia de uma das bebidas mais apreciadas na nova estação.
Ei Fabiana!
Que bom… ótimo saber dessas novidades! Parabéns pelo blog e por nos manter informados sobre tudo isso.
Um abraço,
Rafael (De Vinho em Vinho).