Recebi uma proposta da Wine Vinhos (www.wine.com.br) para fazer uma harmonização especial neste período de Páscoa. Para isso, eles me enviaram dois rótulos: um alentejano branco feito 100% com a uva Arinto e um vinho do Porto. A proposta era harmonizar o branco com uma receita pré-estabelecida – um bacalhau com ovos mexidos e batata-palha. Porém, resolvi inovar e dei uma mexida no prato, até porque não sou muito fã de ovos.
A minha escolha foi uma salada de bacalhau, que julguei combinar bem com o vinho. O prato leva bacalhau, batatas cozidas e azeitonas pretas, temperados com cebola, azeite, limão, pimenta do reino e cheiro verde.
O VINHO | Julian Reynolds Branco 2011
De cor amarelo palha com traços esverdeados, este branco elaborado 100% com a uva Arinto apresenta notas de frutas brancas, tais como lichia e jaca, além de discretos toques florais e cítricos. Tem paladar leve, com a acidez presente. O sabor é marcado pelas frutas brancas e uma delicada doçura. Produzido na região do Alentejo, em Portugal, possui 13,5% de álcool.
Classificação: Bom.
Preço: R$ 59.
A HARMONIZAÇÃO:
O vinho combinou bem com o prato, pois apesar do bacalhau ser um elemento bem marcante, a batata cozida serviu para suavizar e equilibrar a relação entre a comida e a bebida. Aprovada!
O VINHO | Quinta do Crasto Porto Finest Reserve
A garrafinha de 50ml me conquistou logo de cara. Além disso, o vinho é feito pela competente Quinta do Crasto. Na taça, mostrou uma coloração granada. O buquê envolve frutas escuras passificadas, notas tostadas e de especiarias. Na boca é macio, elegante e persistente, com as mesmas sensações do nariz.
Classificação: Muito Bom.
Preço: R$ 5 (garrafinha de 50ml)
A HARMONIZAÇÃO:
Casou muito bem com o sabor do brownie, pois os dois elementos apresentaram doçura no mesmo nível, além de serem igualmente saborosos.