A importadora e distribuidora Lacomex vem movimentando o mercado de vinhos com algumas inovações. Recentemente, lançou o Clube das Cartas de Vinho e um aplicativo de compras pelo celular. Agora, criou uma nomenclatura para duas funções primordiais no desenvolvimento do seu negócio.
A primeira chama-se Cartógrafo de Vinhos. Este é o profissional que viaja por diferentes regiões vinícolas em busca de novidades, provando centenas de tipos diferentes de vinhos e, finalmente selecionando o que vai trazer para o mercado brasileiro. É ele também que apresenta aos restaurantes esses novos rótulos e orienta a montagem das cartas de vinhos dessas casas. É uma espécie de ampliação do trabalho do Wine Hunter.
Na Lacomex, a figura do Cartógrafo de Vinhos é representada pelo sommelier marco Antônio Freitas (foto abaixo). Formado pela ABS São Paulo e membro da Confraria Internacional dos Enófilos do Alentejo de Portugal, desde 1994 exerce o cargo de diretor comercial da empresa. Foi Marco Antônio quem selecionou os 50 rótulos franceses e italianos de importação própria. Em 2015, novos rótulos de Portugal e Espanha também vão ser incluídos no portfólio da casa, cada um com o aval do sommelier.
A outra função e não menos importante é a Wine Care. Este profissional faz o estudo logístico do vinho desde a origem até a mesa do restaurante ou a residência do consumidor. Quem está à frente desse trabalho na Lacomex é um outro diretor e também sommelier formado pela ABS São Paulo, Luiz Figueiredo Filho (foto abaixo). Segundo Luiz, as duas funções se completam, pois é preciso que o vinho chegue e se mantenha em bom estado até chegar à taça do consumidor.
“O Wine Care cuida da carga, faz o desembaraço da mercadoria, cuida do estoque e até da embalagem para a entrega”, explica ele. Na Lacomex, os vinhos ficam em uma adega interna com capacidade para três mil caixas de 12 unidades e temperatura constante na faixa dos 18°C. No caso de Luiz, ele também está junto ao Cartografo de Vinhos durante as viagens.
E o negócio não pára por aí. Em breve, eles lançarão o Wine in Pack. Trata-se de um varejo que vai comercializar para o Brasil inteiro kits exclusivos de quatro vinhos ou múltiplos de quatro. No Wine in Pack, o cliente também vai ter a opção de montar o seu próprio kit. “Pretendemos lançar agora em novembro”, avisa o Wine Care.
SERVIÇO:
www.lacomex.com.br