Cantu lança Carmènére Super Premium

Semana passada, participei, a convite da @cantuimportadora , do lançamento do Obliqua, Carménère Super Premium da @vventisquero , vinícola chilena que está comemorando 20 anos de fundação.

O evento, on-line, contou com a participação do enólogo chefe, Felipe Tosso, e do viticultor chefe, Sérgio Hormazábal, além do consultor do projeto, John Duval.

Esta primeira colheita, que é da safra 2017, tem em sua composição 94% de Carménère, 4% de Cabernet Sauvignon e 2% de Petit Verdot. Suas vinhas estão localizadas a cerca de 500 metros de altitude, na parcela 23 de La Roblería, em Apalta, no Vale de Colchagua.

O vinho maturou por 22 meses em barricas francesas de 300l (70%) e em foudres (grandes barricas) de carvalho francês (30%), com mais um ano de guarda em garrafa.

Na taça, mostrou cor rubi brilhante de média a profunda com reflexos violeta. Aroma muito agradável, com várias camadas, onde apareceu jabuticaba, cassis, erva-doce, floral, pimenta preta, moccha, leve mentol e discreto herbáceo. Ótima presença de boca, com bom frescor, taninos elegantes e sabor com a mesma complexidade do aroma, prolongado. Não senti a pirazina, característica de pimentão verde que, em exagero, me incomoda em alguns vinhos Carménère. E apesar de 2017 ter sido um ano quente, eles conseguiram um ponto de maturação muito bom das uvas, o que resultou no equilíbrio da bebida. Enfim, um rótulo que pode e deve levar o selo de Super Premium.

O preço estimado de venda no Brasil é de R$ 450.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *