“World of Wine” é o nome de um ambicioso projeto que o grupo português The Fladgate Partnership, detentor da Taylor’s e de outras casas de vinho do Porto, vai implantar numa área de mais de 30 mil metros quadrados, em Vila Nova de Gaia, na região do Douro, em Portugal.
O “Mundo do Vinho” oferecerá aos visitantes cinco experiências únicas: Wine Experience, Cork Experience, Porto Through the Ages, Fashion & Design Museum e The History of Drinking Vessels. O complexo vai contar com uma Escola de Vinho, 12 espaços de restauração, espaço para eventos e exposições, além de pequenas lojas artesanais.
“Nossa intenção criar um catalisador que estimule o investimento e o desenvolvimento, que transformará e beneficiará a cidade inteira”, diz Adrian Bridge, diretor-geral da The Fladgate Partnership. Segundo ele, as empresas de turismo vão beneficiar-se do aumento da procura gerado pelo World of Wine, por meio do aumento da estadia média dos hóspedes e da redução do efeito da sazonalidade, associado aos períodos de ocupação mais baixa, entre novembro e março.
A área, antes ocupada por antigos armazéns de vinho do Porto, abrigará uma obra com investimento de aproximadamente 100 milhões de euros, criando, durante o processo de construção, mais de 150 postos de trabalho. Quando inaugurado, em junho de 2020, o World of Wine, criará 350 empregos diretos. Inicialmente o projeto atenderá 560 mil visitantes, que realizarão no World of Wine mais de um milhão de visitas culturais.