Gik: Um oceano azul no mercado de vinhos

Uma nova marca de vinhos vem causando frisson na Europa. Ele é produzido na Espanha com uvas tintas e brancas de diferentes vinhedos da Espanha e França, provenientes das regiões de La Rioja, Zaragoza, León e Castilla-la Mancha. E o diferencial? Ele é azul! Apesar de não possuir denominação de origem, ele é vegano, não leva açúcar em sua formulação e seu teor alcoólico é de 11,5%.

Bastante refrescante o novo rótulo da empresa Gik Live desperta a atenção pela cor, que é resultado da mistura de dois pigmentos orgânicos, o índigo e a antocianina. Segundo os seus criadores, ele foi pensando após a leitura do livro “A estratégia do oceano azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, que sugere que a criação de novos espaços é o oceano azul, e uma separação da concorrência é o oceano vermelho. No oceano azul, sem concorrência, os pequenos peixes podem nadar livremente.  Ou seja, o oceano azul foi a inspiração para a cor inusitada, e além do mais é inovador, divertido e jovem.

Levando cerca de dois anos para ser lançado, o Gik contou com a parceria da University of the Basque Country and Food Tech para ser desenvolvido. Ele é levemente adocicado e não concorre com os tradicionais rótulos europeus, mas segue todas as normas de qualidade da União Europeia. O vinho ainda não tem previsão para chegar ao Brasil, mas por lá, custa o equivalente a aproximadamente R$ 36,00.

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