Estive ontem numa apresentação da maison de champagnes Perrier-Jouët, realizada na Casa dos Frios, no Recife. A explanação, conduzida pela sommelière Fabyola Soares, envolveu assuntos como a história da marca, detalhes do processo de produção, curiosidades sobre a bebida e finalizou com a degustação de dois rótulos.
A Perrier Jouët nasceu em 1811, com o casamento entre o fabricante de rolhas Pierre-Nicolas Perrier e Adéle Jouët, nascida numa família com tradição no cultivo de vinhedos. Foi uma das primeiras casas a exportar champagne para a Inglaterra e responsável por incentivar uma pequena revolução na produção da bebida. Segundo a sommelière, os champagnes antigamente possuíam 200 gramas de açúcar residual por litro. Em 1846, a Perrier-Jouët decidiu fazer um champagne mais seco e decidiu reduzir o açúcar para 30 gramas por litro, tendo este método posteriormente sido adotado pelos outros produtores da região.
Além disso, a casa ainda foi uma das primeiras a produzir champagnes em safras especiais. Pertencente nos dias atuais ao grupo Pernod Ricard, apenas sete enólogos passaram pela maison desde a sua fundação. A colheita é 100% manual e nenhum vinho estagia em madeira. A maior parte dos seus vinhedos são de classificação grand cru.
A principal estrela da casa é o champagne Belle Epoque, lançado em 1969 e produzido apenas em safras excepcionais. A garrafa é uma verdadeira obra de arte, que reproduz uma pintura feita à mão em 1902 pelo mestre vidraceiro Emile Gallé, figura de destaque do movimento art nouveau.
Os principais mercados dos produtos da marca são, por ordem, Estados Unidos, Japão e França. Para o Japão, inclusive, a casa desenvolveu uma edição especial da bebida, muito apreciada naquele país.
Durante a apresentação, provamos os dois rótulos de entrada da Perrier-Jouët. Confira as minhas impressões:
Perrier-Jouët Grand Brut
Classificação: Muito Bom/Excelente.
Média de preço: R$ 240
Perrier-Jouët Blason Rosé
Classificação: Muito Bom/Excelente.
Média de preço: R$ 265
CASA DOS FRIOS:
Av. Rui Barbosa, 412, Graças, Recife. Fone: (81) 2125-0000
Av. Domingos Ferreira, 1920, Boa Viagem, Recife. Fone: (81) 2125-0231.