Almoço harmonizado na Herdade do Esporão

Uma das refeições mais incríveis que fiz em Portugal foi na vinícola Herdade do Esporão, no Alentejo. O seu restaurante, comandado pelo chef Pedro Pena Bastos tem uma cozinha minuciosa, que utiliza ingredientes da estação e insumos locais, com vegetais da própria horta, porcos pretos criados na Herdade e produtos de parceiros da região.  

O restaurante tem um visual moderno, mas muito aconchegante, com uma bela varanda com vista para os vinhedos. As paredes são decoradas com pinturas que ilustraram diversos rótulos da Herdade do Esporão. O serviço é impecável, com profissionais atenciosos, que explicam cada detalhe da nossa experiência gastronômica  

Para iniciar, uma degustação de três azeites da casa, do mais suave para o mais picante:  Galega, Selecção e Cordovil. Em seguida um amuse bouche impecável, com produtos frescos e o refrescante Vinha da Defesa Rosé 2014 para harmonizar.   

Em seguida, veio um elegante Esporão Reserva Branco 2014 que acompanhou com maestria um prato de lula com feijão-verde (vagem), amêndoas frescas e nectarinas. O ‘classudo’ Esporão Reserva Tinto 2012 veio com um entrecote de novilho, couve portuguesa, raiz de aipo e rábano.  

Para a sobremesa, uma verdadeira obra de arte no prato: frutos silvestres, granola e coentros. Tomamos com o Espumante Bruto 2012, o qual eu ainda não havia provado e gostei bastante. É elaborado pelo método tradicional, apenas em safras especiais.  

Os vinhos da Herdade do Esporão são importados para o Brasil pela Licínio Dias (LD) Importação e Qualimpor.  

Restaurante Esporão:
Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal.

Contatos para reservas e informações: +351 266 509280 | reservas@esporao.com

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *