Herdade dos Grous: uma encantadora surpresa no coração do Alentejo

Em Albernôa, no coração da região portuguesa do Alentejo, os apreciadores dos vinhos e do bom viver vão encontrar um lugar que une em perfeita sintonia esses dois elementos. Estou falando da Herdade dos Grous, propriedade que conheci há alguns dias, a convite da Licínio Dias Importação. Situada numa área de 730 hectares, o local envolve vinhas, olivais, jardins, estábulo com criação de cavalos de raça e uma barragem de 80 hectares. Conta também com um charmoso hotel com 24 espaçosas e confortáveis unidades mobiliadas, que mesclam as tradições portuguesas e a influência moura.  

Pertencente à família alemã Pohl, proprietária do grupo Vila Vita Hotels, a Herdade dos Grous foi adquirida em 1996 com o intuito inicial de se criar gado e plantar cereais. Porém, em 2002 eles resolveram aproveitar o potencial da região e deram o pontapé em um projeto vinícola de qualidade, trazendo o prestigiado enólogo Luís Duarte para comandar a equipe de enologia.   Surgiram assim os vinhos Herdade dos Grous. Marcados pela frescura e pela franqueza da sua fruta, são bebidas de grande longevidade quando se trata dos tintos e de grande riqueza aromática no caso dos brancos.  

A propriedade conta com 73 hectares de vinhas onde são plantadas as castas mais típicas do Alentejo utilizando-se algumas práticas de agricultura biológica. O visitante pode seguir os passos da produção nas vinhas a pé, de trator ou a cavalo, com um guia profissional. Esses tours incluem ainda visita à adega, construída em 2005, e uma prova de vinhos com tapas nas caves da vinícola.  

Para quem se hospeda na Herdade dos Grous, as opções de lazer são diversas: piscina, passeio de bicicleta, pesca, tênis, equitação, sauna e até passeios de balão. Ou simplesmente pode se deitar em uma espreguiçadeira e tomar uma taça de vinho observando a bela paisagem do Alentejo.  

O restaurante oferece aos comensais iguarias da autêntica cozinha alentejana, usando ingredientes produzidos e preparados localmente. Experimente o carré de borrego da Herdade com purê de grão-de-bico e espinafres ou ainda o lombinho de porco preto sobre cogumelos com batata ao murro. Esses dois pratos harmonizam divinamente com o vinho Herdade dos Grous Moon Harvested.  

O visitante não pode deixar de também conhecer a loja da Herdade, onde além dos vinhos e do delicioso azeite, também pode adquirir produtos como compotas, condimentos, biscoitos e artesanato local, entre outros.  

Nos próximos posts, falarei sobre os vinhos provados durante
a estadia na Herdade.

Herdade dos Grous
Albernôa 7800-601, Beja, Portugal (+351) 284 96 00 00 herdadedosgrous@herdadedosgrous.pt
www.herdadedosgrous.com

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *