Vega Sicilia Pintia 2009 (#CBE)

Já havia tomado este vinho há alguns meses, mas só agora resolvi comentar sobre ele aqui, por ocasião do tema da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE). Este mês, a sugestão foi de Ju Gonçalves (Blog Vou de Vinho), que fez a seguinte pedida: “Um vinho feito de uva Tempranillo, de qualquer lugar e qualquer preço”.

Então acho que essa é um a boa hora falar sobre este belo tinto da região espanhola de Toro, elaborado pela mítica bodega Veja Sicilia, que provei na casa de amigos.

Confira a avaliação:

Elaborado 100% com a variedade Tinta de Toro (Tempranillo), maturou 12 meses em carvalho francês (70%) e americano (30%). Esta safra do Pintia teve alguns problemas com a grande quantidade de sedimentos, mas esta amostra eles não me pareceram tão abundantes, ficando num padrão aceitável para os vinhos sem filtração.

De coloração rubi bem profunda, os aromas são intensos e elegantes, trazendo notas de alcaçuz, frutas silvestres, chocolate, toques terrosos, de café e de especiarias. Paladar encorpado, porém de taninos muito macios. O sabor é de frutas vermelhas em compota, pimenta do reino, baunilha, café, tabaco e canela. Final deliciosamente persistente.

Classificação: Excelente/Excepcional.
Média de preço: 30 €. No Brasil, R$ 370 (Importadora Mistral).

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *