Primeiro vinho de Angola é produzido na propriedade de um general

Já está sendo comercializado o primeiro vinho produzido em Angola. O Serras da Xxila, como foi batizado, deverá chegar também em breve à Europa. A bebida é produzida na Herdade de Santa Maria, de propriedade de Higino Carneiro (foto), general do exército angolano e atual governador da província do Cuando Cubango.  

O Serras da Xxila é feito a partir da casta angolana Muzondo Menga Ixi. “Como estamos no início, é difícil estabelecer uma comparação com outros vinhos”, explica o administrador da Herdade, Carlos Carneiro.    

O vinho tem teor alcoólico de 15% e amadureceu em barricas de carvalho francês e americano durante um ano. Outros vinhos, feitos a partir de variedades europeias, já estão em elaboração na vinícola.  

A herdade de Santa Maria tem 17 mil hectares, 50 dos quais dedicados para a produção de vinhos e de uva de mesa. O projeto conta com assessoria brasileira e portuguesa e teve, desde 2008, um investimento total de 16 milhões de dólares. Esse valor inclui a produção de outros produtos, como azeite, além de pecuária.  

MERCADO – Angola é um grande consumidor de vinhos. Somente em 2014, o país comprou 62,6 milhões de litros da bebida aos portugueses, no valor de 95,1 milhões de euros. Atualmente, é o segundo mercado mais importante de vinhos de Portugal.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *