Páscoa e vinhos: confira dicas

Todo ano alguém sempre me pede dicas de vinhos para consumir com as comidas da Semana Santa. Além do tradicional bacalhau e dos pescados, a mesa desta época também conta muita fartura, terminando fatalmente nos chocolates. E tem vinho para harmonizar com tudo! Confira as dicas:

ENTRADAS E SALADAS   Para aperitivo ou acompanhando as entradas e os pratos mais leves, a pedida são os brancos mais frescos, vinhos verdes (do tipo branco), rosés e espumantes. Sauvignon Blanc, Alvarinho, Riesling e Chenin Blanc são boas opções de vinhos brancos varietais para este tipo de comida.  

BACALHAU   Pode se optar por brancos ou tintos. Os brancos, de preferência, devem ser mais encorpados e com boa acidez, como um branco alentejano. Se preferir um tinto, escolha um mais leve, como um Merlot, Pinot Noir ou Carmenère. Alguns preferem acompanhar bacalhau com Vinho Verde. Porém, por ser mais leve, esse tipo de vinho fica mais interessante com uma salada de camarão ou com ostras gratinadas, por exemplo.   

Já o bolinho de bacalhau pode ser perfeitamente acompanhado com espumantes do tipo brut (seco).   

Em resumo, os brancos acompanham bem bacalhau com molhos mais amenos, como o ao molho de natas. Os tintos vão bem com as receitas mais fortes, como o Lagareiro, Zé do Pipo ou Gomes de Sá.  

PEIXES   Brancos e rosés normalmente são aconselhados para acompanhar os pescados em geral. Para aqueles mais “pesados”, como o salmão, um bom Champagne ou espumante brut também pode ser consumido, pois a acidez da bebida se contrapõe à gordura do peixe.  

FRUTOS DO MAR   Camarões, lagostas, mariscos e afins pedem vinhos com boa acidez e que sejam leves. Brancos, rosés e espumantes normalmente vão bem com estes tipos de pratos.  

LOMBO DE PORCO   Esta é uma das carnes que aparecem na mesa da Páscoa. Por ter um sabor suave, vai bem com brancos encorpados, como um bom Chardonnay, ou tintos leves, tipo Cotes-du-Rhône, Merlot, Pinot Noir, Chianti e Beaujolais.  

CORDEIRO   Outra carne consumida no almoço da Páscoa, o cordeiro harmoniza com vinhos tintos mais potentes. Uma das minhas combinações preferidas é com a uva Syrah. Mas o prato também vai harmonizar bem com os vinhos de Bordeaux, Rioja ou um Cabernet Sauvignon do Novo Mundo.  

CHOCOLATE

Os fortificados, como os vinhos do porto, fazem uma bela combinação com os ovos de chocolate. Para mim, os do tipo Tawny são os que combinam melhor com esta guloseima.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *