Nosotros de Susana Balbo é muito mais do que um Malbec

Muitos dos brasileiros que apreciam vinhos conhecem ou já devem ter ouvido falar do Nosotros, um Malbec Premium elaborado pela enóloga Susana Balbo, da bodega argentina Dominio del Plata. Agora o que a maioria não sabe é que esta linha possui duas edições especiais que não são comercializadas aqui no país. Os vinhos, chamados Nosotros Francis e Nosotros Sofita, são cortes da uva Malbec com outras variedades e foram feitos em homenagem a duas pessoas queridas da enóloga.  

Além do belíssimo Nosotros Malbec, tive a oportunidade de provar os outros dois vinhos da linha na semana passada, durante encontro com Susana Balbo no Recife, promovido pela importadora Cantu. A enóloga explicou que o vinho “Francis” é uma homenagem a um ex-sócio, já falecido, que era como um filho para ela. Já o “Sofita” foi feito em memória de uma amiga querida, também falecida. Ambos são vinhos muito elegantes e com bastante potencial de guarda, feitos apenas em safras especiais.   Confira as minhas impressões sobre a coleção Nosotros:  

Nosotros Malbec 2009

Elaborado com uvas Malbec colhidas manualmente em Alto Agrelo (Luján de Cuyo), Mendoza, é um vinho com passagem de 18 meses em carvalho francês de primeiro uso. Apresenta uma bonita cor violeta de média profundidade e lágrimas intensas na taça. O aroma é exuberante, com notas florais, de frutas vermelhas e café. Na boca mostra bastante potência e concentração, porém seus taninos são aveludados. O sabor reflete as impressões do olfato e o final é bastante prolongado. Além da maturação em barrica, a bebida descansou de dois a três anos em garrafa, numa temperatura de 13 a 15°C. Segundo Susana, este vinho tem potencial de 30 anos de guarda. A graduação alcoólica é de 14,5%

Classificação:
Excelente
Preço: R$ 577*  

Nosotros Sofita 2010

Esta edição limitada do Nosotros foi elaborada com uvas Malbec (70%), Cabernet Franc (25%) e Cabernet Sauvignon (5%) de Agrelo, também com estágio de 18 meses em carvalho francês de primeiro uso. Sua cor é violácea de média intensidade e o fino aroma lembra morangos, baunilha, chocolate e especiarias. Muito elegante no paladar, com seus taninos macios e sabor prolongado, onde aparecem as mesmas sensações do nariz. É um vinho redondo, também com potencial de envelhecimento. Tem 14,8% de álcool.  

Classificação: Excelente.  

Nosotros Francis 2011

Além das três uvas usadas no Nosotros Sofita, este outro vinho de edição limitada também tem a uva Tannat em sua composição, com maturação semelhante aos outros dois vinhos da linha. Sua cor é rubi profunda com traços violáceos. Mostra um aroma muito agradável e envolvente, que traz notas de ameixa, cereja, chocolate, baunilha e pimenta do reino. Um vinho de paladar estruturado, persistente e elegante. Potente, porém muito saboroso. Para mim, o melhor da “família” Nosotros. Graduação alcoólica de
14,5%.

Classificação: Excelente/Excepcional.  

*Os vinhos Dominio del Plata são importados pela Cantu. No Recife, showroom na Ceasa (81) 3252-1965.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *