Especialistas provam vinho que passou 151 anos no fundo do mar

“Água salgada e gasolina”. Estas foram algumas das descrições que os sommeliers californianos Larry Stone e Paul Roberts fizeram de um vinho resgatado nos destroços de um navio afundado em 1864, durante a guerra civil americana, no arquipélago das Bermudas, Antilhas.

A bebida foi aberta este mês durante o evento gastronômico Winw + Food Festival, em Charleston, na Carolina do Sul, com a participação de cerca de 50 espectadores.

Apesar da garrafa estar intacta, o vinho ganhou uma cor cinzenta e, segundo os especialistas,  um aroma que misturava água salgada, gasolina, vinagre, álcool e notas cítricas.

O público presente à degustação achou muita graça da descrição feita pelos sommeliers, que esperavam encontrar o vinho em condições de tomar.

A garrafa foi uma das cinco recuperadas no Mary-Celestia, navio a vapor que naufragou por causas misteriosas, quando saía com mantimentos das Bermudas e afundou ao bater contra um recife.

You Might Also Like

0 Replies to “Especialistas provam vinho que passou 151 anos no fundo do mar”

  1. Fabiana,

    com essa cor e esse aroma, eu acho que eu nem me arriscaria a provar.
    Mas essa degustacao coloca em dúvida todo aquele projeto de envelhecer vinho debaixo d'água. Claro que o envelhecimento, feito pela Veuve Clicquot por exemplo, é controlado, em profundidade estudada e vai ser deixado por tempo determinado. Mas, eu ficaria bastante triste em provar uma champagne cinza.
    Abraço,

    Ale Esteves
    alessandraesteves.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *