Aracuri: proposta de boutique com vinhos “sob medida”

Fotos: Jane Prado

Simpatizei com este produtor desde que provei pela primeira vez, há dois atrás, alguns de seus rótulos em uma visita à Serra Gaúcha. No mês passado, puder participar de outra degustação dos seus rótulos, no Hotel & SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos.

Localizada em Campos de Cima da Serra (RS), divisa com Santa Catarina, em uma área onde a tradição é a produção de maçãs, teve o seu primeiro vinhedo implantado no ano de 2005, com a uva Cabernet Sauvignon.

A proposta da Aracuri é ser uma vinícola boutique, com produção limitada de vinhos finos de qualidade superior. Atualmente, produzem 50 mil litros por ano que dão origem a nove diferentes rótulos. A empresa ainda não possui adega, mas conta com 10 hectares próprios de vinhedos. Segundo a enóloga Paula Guerra Schenato (foto), que está no projeto desde o início, as terras estão localizadas a 960 metros de altura e contam com solos profundos, pouco férteis, ricos em argila e minerais – o que confere uma certa mineralidade aos vinhos.

A empresa não tem pretensão de crescer muito. O foco é manter a qualidade do produto, também de olho no mercado internacional. Apesar de já existir já há alguns anos, só em abril passado é que começou a investir em divulgação da marca. “Antes, os vinhos só eram vendidos no Rio Grande do Sul”, revela Paula.

Confira a avaliação de dois bons rótulos degustados:

Aracuri Pinot Noir 2012

Tipo: Tinto.
Produtor: Aracuri.
Origem: Campos de Cima da Serra (RS), Brasil.
Visual: Rubi brilhante, bem claro.
Olfato: Frutas silvestres, como morango e framboesa, caramelo e leve toque de café.
Paladar: Leve e equilibrado, com final longo. Repete impressões do nariz.
Outras considerações: Apenas 2600 garrafas deste vinho foram produzidas. Elaborado 100% com a casta Pinot Noir, estagiou cinco meses em carvalho francês e americano. É um vinho com boa tipicidade e muito agradável de tomar. Tem 12% de álcool.

Classificação: Excelente.
Média de preço: R$ 40 a 50.

Aracuri Collector Cabernet Sauvignon 2009

Tipo: Tinto.
Produtor: Aracuri.
Origem: Campos de Cima da Serra (RS), Brasil.
Visual: Cor rubi claro
Olfato: Diferente, com notas florais, de frutas vermelhas em compota, especiarias e melaço.
Paladar: Equilibrado, de médio corpo e final longo, é um vinho bem elegante.
Outras considerações: Parte (70%) do vinho amadureceu 12 meses em carvalho. Tem apenas 12% de graduação alcoólica. Um Cabernet Sauvignon diferenciado.

Classificação: Excelente.
Média de preço: R$ 55

A Aracuri também tem um excelente Sauvignon Blanc 2012 que provei em outra ocasião. É um branco que ressalta notas cítricas e minerais tanto no paladar quanto no olfato. Ainda degustei um bom espumante Brut Chardonnay, elaborado pelo método Charmat. Suas principais características são de notas de frutas brancas, amêndoas e fermento. Boa cremosidade e acidez.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *