Um suplemento especial do jornal conceituado francês Le Monde sobre as tradicionais feiras de vinhos desta época na França trouxe, esta semana, uma matéria exaltando a qualidade dos tintos brasileiros.
Nela, o correspondente Nicolas Bourcier afirma que “depois de 20 anos de muito trabalho e investimento, os vinhos da Serra Gaúcha estão admiráveis, com alguns deles entre os melhores do mundo”.
Ele visitou a região e fez um verdadeiro retrospecto da viticultura no Brasil, desde a chegada dos imigrantes italianos e alemães no século 19 até os dias de hoje. Bourcier conheceu vinícolas como Pizzato, Miolo e Lidio Carraro e chegou à conclusão de que a região é “uma mina de ouro a céu aberto”.
Um dos rótulos citados pelo correspondente no artigo foi o Faces, da Lidio Carraro, selecionado pela FIFA como vinho oficial da Copa do mundo de 2014. “Um vinho de ourives, precioso, que fica na memória”, disse ele em relação à bebida.
A matéria lembra que o Brasil ainda é o país da cerveja e da cachaça, mas que o potencial de crescimento dos vinhos “é enorme”.
Confira a íntegra da matéria (em francês).
A matéria exagera muito. O faces, lidio carraro, é apenas bonzinho e nada mais.