Campanha Gaúcha: Routhier e Darricarrère

Foi na cidade de Rosário do Sul o nosso primeiro contato com os vinhos da região da Campanha Gaúcha, dentro do Projeto Imagem – tour enológico promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibrain) com jornalistas de diferentes partes do Brasil que está acontecendo até a próxima sexta-feira (08).

Em um jantar no simpático restaurante Temperado, tive o prazer, mais uma vez, de encontrar o jovem enólogo Anthony Darricarrère (foto), da Routhier e Darricarrère, e conhecer algumas novidades da sua vinícola, fundada em 2002 e que possui vinhedos em Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento.

De entrada, Anthony serviu o espumante Ancestral, que tem apenas uma fermentação, que termina na garrafa – onde a bebida ainda tem previsão de passar nove meses. Tanto é que o dégorgement (retirada das leveduras) foi feito na hora de servir. Ainda turvo, o espumante promete um bom futuro. Traz notas cítricas e um leve herbáceo. As bolhas já são muito finas e persistentes. Na boca, apresenta boa acidez. É elaborado com a uva Chardonnay.

Porém, os destaques da noite foram os dois seguintes vinhos:

Routhier e Darricarrère Red

Produtor: Routhier e Darricarrère
Origem: Campanha Gaúcha, RS, Brasil
Visual: Rubi brilhante
Olfato: Fruta madura, leve tostado, café e discreto mentolado.
Paladar: Boa acidez, repetindo as sensações sentidas no nariz. É leve, agradável e descontraído. Bem equilibrado.
Outras considerações: Um blend das safras 2009 e 2010, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Tem rótulo divertido com a imagem de uma Kombi vermelha e ainda passa uma mensagem legal: “se beber, vá de carona”. Possui 12% de álcool.

Classificação: Boa compra.
Faixa de preço: R$ 35.

Província de São Pedro Cabernet Sauvignon 2011

Produtor: Routhier e Darricarrère
Origem: Campanha Gaúcha, RS, Brasil
Visual: Rubi com halo mais claro.
Olfato: Fruta vermelha madura, café, baunilha, tostado e especiarias.
Paladar: Bem equilibrado, com final longo. Traz de volta as características do olfato. Mais estruturado que o vinho anterior.
Outras considerações: Elaborado com a uva Cabernet Sauvignon, amadureceu seis meses em carvalho francês. Tem 13% de graduação alcoólica.

Classificação: Muito Bom/Excelente.
Faixa de preço: R$ 80.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *