Sabores inéditos compõem o novo cardápio do Bistrot du Vin

Por: Luciana Torreão
Fotos: Rodrigo Valença

Já de olho na estação mais quente do ano, o Bistrot du Vin, no Recife, lançou esta semana seu novo cardápio para almoço e jantar. Com opções mais leves, a casa renovou cerca de 40% do seu menu, que manteve alguns pratos clássicos, considerados os “queridinhos” do restaurante, a exemplo do fondue de queijo e o camarão em crosta suave de alho e tomate ao limão. O blog conferiu e aprovou as novidades.

Dentre as novidades, estão opções de carnes, como a de leitão, e saladas, com especial destaque para a de maçã e gruyere ao balsâmico, elaborada com folhas verdes, maçã ao basâmico, linguini de pupunha e lâminas de gruyere. Nas refeições principais, o chef Hugo Prouvot investiu em sabores cítricos, e usou frutas como a laranja, o limão e o abacaxi para compor as dez novas criações. Também integram o novo menu o steak de filé ao bechamel de cebolas flutuantes e risoto de vinho tinto, e da paleta de cordeiro confit com mini cebola glaceadas, um prato saboroso que serve até três pessoas.

Seguindo o conceito de cozinha regional com características da culinária francesa, o chef comenta que pesquisou ingredientes internacionais e ainda inéditos formando, assim, uma composição de pratos ousados, elegantes e saborosos. Para acompanhar, o sommelier e gerente do Bistrot du Vin, Marcos Nascimento, preparou uma sequencia de propostas de harmonização bastante agradáveis.

Nas boas vindas e já preparando o paladar para receber os primeiros pratos, Marcos sugeriu um Prosecco Vigneto Giardino 2010 (foto), do produtor italiano Adriano Adami. Na primeira entrada, foi servida a tradicional mini brusqueta, que permaneceu no cardápio e, agora, além do tomate, acompanha palmitos e azeitonas.

No prato seguinte, foi feita uma harmonização bem diferente: um vinho de sobremesa combinado com o foie gras fresco sauté com galette de cogumelos ao vinho do porto (foto): o Moscatel de Setúbal, que surtiu um efeito de estranheza, a princípio, mas logo fica confortável e interessante ao paladar. Geralmente, este vinho fortificado é apresentado com a sobremesa, mas vale a pena experimentar esse dueto, cujos sabores se entrelaçam.

Dois pratos principais foram servidos com o vinho argentino, da patagônia, Bodega Del Fin do Mundo Reserva Viognier 2010: a Tilápia com recheio de tomates, ervas e azeitonas pretas ao beurryblanc com arroz de castanhas; e o Lombo de Leitão com ameixas e castanhas, feijão branco ao alho poró (foto) – uma carne com pouca intensidade e muito sabor.

Impossível dizer qual foi o melhor!

Na terceira opção, uma Entrecote de filé com manteiga de ervas e vinho tinto, que vem acompanhando de liguini fresco na manteiga, que pediu um vinho de médio corpo: o espanhol Gazur Ribera del Duero 2009 (foto). Uma textura muito boa que fez o contraste da gordura, temperada com o vinho. Trata-se de um vinho com muita fruta vermelha, boa permanência de fim de boca, agradável, com notas muito leves de especiarias. Uma combinação bem perfumada e fresca.

Por fim, a sobremesa Panacota de lichia e amora com calda de frutas vermelhas foi servida com um moscatel frisante. “A sobremesa, que já é conhecida por alguns clientes, foi criada durante um festival de comida italiana, e foi muito elogiada. Desde então, atendendo a pedidos, optamos por agregá-la ao novo cardápio”, comenta Marcos Nascimento. O vinho frisante possui um frescor muito grande e rico em fruta, que foi bem adequado por ser uma sobremesa rica em frutas. Ressalta os aromas e sabores das frutas.

Serviço: 

BISTROT DU VIN 

BOA VIAGEM

Rua Solidônio Leite, 26 (esquina com a Av. Conselheiro Aguiar), Boa Viagem

Fone: (81) 3326-5719

Horário de funcionamento: Terça a sexta das 12h às 15h e 18h às 24h | Sábado das 19h às 24h 

PARNAMIRIM
Endereço: Rua Albino Meira, 58, Parnamirim, Recife – PE

Fone: (81) 3267-3667

Horário de funcionamento: Terça a sábado das 18h às 24h | Domingos das 12h às 15h

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *