Herdeira da Catena Zapata mapeia enoturismo e cultura da Argentina em livro

Por: Luciana Torreão

Vai viajar e fazer enoturismo pela Argentina? Ou acabou de conhecer o país e quer beber e saber mais sobre os vinhos de lá? Não deixe de ler o livro ‘Vinho Argentino’, de Laura Catena (Editora Martins Fontes). Com glossário de expressões do universo do vinho, o livro possui versão em inglês e faz passagem pelas regiões produtoras de vinhos, explora a vitivinicultura, a cultura e o estilo de vida argentino.

A edição documenta a ascensão da uva Malbec, que ganhou reconhecimento internacional e, nela, a autora conduz o leitor a explorar a paisagem rural de sua infância, levando-o a conhecer seus povos, vinhedos, restaurantes, pousadas e lugares interessantes.

Com belas fotos sobre a produção de vinho, as pessoas do lugar e o contexto histórico-cultural da região, o conteúdo é referendado pelo crítico de vinhos Jay Miller, da revista Robert Parker’s Wine Advocate; e o chef argentino Francis Mallmann.

Pertencente à quarta geração de uma tradicional família argentino-italiana de viticultores, a autora é a atual diretora administrativa da bodega Catena Zapata (Mendoza), fundada pelo seu pai, o vinicultor Nicolás Catena. Catena revolucionou as técnicas e estilos a partir da década de 80,  com seus vinhos para exportação. Em 2009, ele foi nomeado pela Decanter Magazine como o Homem do Ano. Segundo Laura, enquanto Bordeaux levou 500 anos para criar um Grand Cru, seu pai fez o mesmo em dez anos.

Laura trabalhou de forma incansável para posicionar a uva Malbec internacionalmente. Enquanto estava estudando nos Estados Unidos, a autora ia frequentemente a Mendoza para supervisionar as plantações da família Malbec. Ela comenta que durante o século XVIII, a Malbec foi uma das uvas mais importantes do mundo.

Neste vídeo, Laura faz um mini relato sobre seu livro. Confira:

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *