China agora é o primeiro maior comprador de vinho brasileiro

Foto: Hong Cheung
A China, que terminou 2011 em 2º lugar no ranking dos
maiores compradores de vinhos brasileiros, encerrou o 1º semestre deste ano na
liderança. O gigante asiático comprou US$ 405 mil de janeiro a junho, 492% a
mais do que os US$ 68,4 mil do mesmo período de 2011. Os números foram
informados pelo projeto setorial integrado Wines of Brasil, realizado pelo
Ibravin e pela Apex-Brasil.
O valor já supera o total exportado para aquele país em todo
o ano passado, que somou US$ 390,3 mil de cinco empresas – Casa Valduga,
Cooperativa Vinícola Garibaldi, Miolo, Pizzato e Salton.
“Tudo acontece muito rápido na China, que é um país enorme
com uma população gigante e um interesse crescente em vinho”, comenta Andreia
Gentilini Milan, gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil.
As exportações de vinhos para a China iniciaram em 2010,
quando foram vendidos US$ 4 mil, por meio de Hong Kong. “Basicamente enviamos
amostras. Os negócios começaram pra valer apenas no ano passado”, informou
Andreia.
Conforme ela, os vinhos brasileiros não eram vendidos antes
na China porque não havia investimento neste mercado. “Participamos das
primeiras feiras e eventos na China em 2011 e já estamos colhendo resultados
positivos”, observa. Os chineses têm demonstrado um interesse grande por vinhos
e procuram produtos que deem status. 
“Há boas oportunidades para os vinhos
brasileiros na China, principalmente porque o nosso país tem uma boa imagem
junto aos consumidores”.. O volume de vinho colocado na China pulou de 18,4 mil
litros para 41 mil litros – um incremento de 123%. O preço médio cresceu 140%,
o maior preço médio entre os oito mercados prioritários do Wines of Brasil.
O ranking de maiores compradores de vinhos brasileiros tem
na segunda colocação o Reino Unido. Em seguida vem Rússia, Holanda, França,
Estados Unidos, Polônia, Suíça, Finlândia e Bélgica.
As exportações do Wines of Brasil representaram 74% do total
geral de exportações brasileiras de vinho. O Wines of Brasil tem o objetivo de
posicionar o produto brasileiro no mercado internacional por meio da promoção
do vinho fino engarrafado.
Ranking dos países que mais 
compraram vinho brasileiro  no 1º
semestre de 2012:
1º China
2º Reino Unido
3º Rússia
4º Holanda
5º França
6º Estados Unidos
7º Polônia
8º Suíça
9º Finlândia
10º Bélgica
CENÁRIO – As exportações totais das vinícolas brasileiras
integrantes Wines of Brasil somaram US$ 1,85 milhão no 1º semestre deste ano,
ante US$ 996 mil nos primeiros seis meses de 2011.
As exportações de vinhos brasileiros aumentaram 86% no
primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
As empresas integrantes do projeto somaram US$ 1,85 milhão na venda de vinhos
ao exterior de janeiro a junho, ante US$ 996 mil nos primeiros seis meses de
2011.
“É um resultado significativo, que merece ser comemorado”,
afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini
Milan. O valor representa 34% da meta de exportações em valor de 2012. Os
valores de exportação são em FOB (Free on Board, ou seja, no porto, sem frete e
sem impostos que incidem nos produtos comercializados no Brasil). 
O volume
exportado cresceu 142%, passando de 313,9 mil litros no primeiro semestre de
2011 para 760,3 mil litros de janeiro a junho de 2012.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *