A curiosa história do Guaraná “Champagne”

Criado em 1921, o Guaraná Antarctica, refrigerante símbolo do Brasil, foi batizado inicialmente de Guaraná “Champagne” Antarctica. Mas por que será que ele era chamado de Champagne?

A história da marca, criada pela Companhia Antarctica Paulista e hoje pertencente à AmBev, registra que o nome da bebida vinha do “agradável sabor, sem a adstringência e o amargor natural da fruta”. Também ressalta que sua principal característica era ser um refrigerante natural, que se tornou padrão da categoria e líder absoluto do segmento.

Fora isso, as bolhinhas de gás carbônico e a coloração amarelada do Guaraná ainda contribuíam para lhe dar alguma semelhança ao Champagne, espumante francês produzido na região homônima.

Até os cartazes de propaganda da época ilustravam o Guaraná com uma embalagem parecida ao de Champagne, principalmente nos elementos do rótulo.

Em 2002 a AmBev, faz uma reformulação do nome da marca, que passa a se chamar “Guaraná Antarctica”, tornando-se o único refrigerante sabor guaraná da nova empresa. Atualmente, a bebida encontra-se entre as quinze marcas de refrigerantes mais vendidas no mundo.

Fala-se que até hoje a fórmula do Guaraná Antarctica é secreta, guardada a sete chaves.

You Might Also Like

4 Replies to “A curiosa história do Guaraná “Champagne””

  1. Porque o guaraná champagne não tem mais o sabor do g.caçulinha com muitas bolhas parecia que estava fervendo e aquele cheiro gostso do guaraná,descupa mais hoje é uma agua doce com pouco gás.Antartica perdeu a formula.

  2. Verdade era o melhor refrigerante hoje não tem mais sabor, não tem graça, nem gás tem, por favor volta a ser como era antes, ele era delicioso de tomar até sem geli

  3. galera falando que guaraná antartica não tem mais gás… mas vcs ficam entupindo de gelo… é claro que fica com gosto de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *