ABS promove Curso de Introdução ao Conhecimento do Vinho no Recife

O vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), José Luiz Borges, estará no Recife nos próximos dias 6 e 7 de julho para ministrar, pela primeira vez na cidade, o Curso de Introdução ao Conhecimento do Vinho.

As atividades acontecerão no auditório da Aliança Francesa, no Derby, com carga horária de 10 horas/aula. Ao final do curso os, os alunos recebem certificado.

Durante os dois dias, o especialista vai apresentar assuntos como o ciclo vegetativo das parreiras, métodos de plantio, colheita, principais uvas e processos de elaboração da bebida.

Passada a parte mais teórica do curso, José Luiz Borges vai apresentar as técnicas de degustação, metodologia sistemática de apreciação do vinho em seus aspectos visuais, olfativos e gustativos. Os alunos irão identificar as vias sensoriais envolvidas na degustação de cada rótulo, para só então formar, após a análise crítica, um juízo acerca do vinho.

Na sequência, o palestrante irá se aprofundar na enogastronomia e os métodos objetivos de compatibilização entre alimentos e vinhos, destacando as harmonizações clássicas e os alimentos “inimigos do vinho”.

Outros temas que serão apresentados: compra e guarda de vinhos (critérios para aquisição de rótulos), vinhos únicos, safras especiais, vinhos com boa relação custo benefício, compra em função do hábito de consumo e como e quanto tempo guardar os vinhos.

SOBRE JOSÉ LUIZ BORGES – Médico graduado pela USP e com doutorado na mesma instituição, José Luiz se dedica à enofilia desde 1980 e já concluiu todos os cursos curriculares da ABS, entidade da qual é fundador da secção Paulista. Foi editor executivo da revista Wine Style e hoje atua como consultor de vinhos da Rádio Jovem Pan São Paulo. Como se dedica à enofilia e à medicina ao mesmo tempo, Borges faz questão de acrescentar em seus cursos um módulo voltado para a relação entre vinho e saúde, seus benefícios, mitos e verdades.

Serviço:
Curso de Introdução ao Conhecimento do Vinho
Quando: Dias 6 e 7 de julho de 2012
Onde: Aliança Francesa do Derby
Investimento: R$ 360 (à vista ou no cartão de crédito)
Informações: (81) 3202.6262 ou 9540.3539
www.cursodevinhorecife.com.br 

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *