ExpoVinis 2012: bons rótulos de Argentina, Chile e Uruguai

Continuando o relato sobre a ExpoVinis 2012, resolvi separar por nacionalidade o que eu provei de bom durante a feira. Foram dezenas de rótulos experimentados durante os três dias do evento, porém vou citar aqui os que mais me interessaram. Neste post, destaco os vinhos de Argentina, Chile e Uruguai.

Confesso que degustei poucos rótulos dessas nacionalidades, pois para mim a atração pelo Velho Mundo é fatal durante as feiras de vinhos.

ARGENTINA

No estande da importadora Bodegas Selecionadores de Vinhos, onde fomos (como sempre) muito bem recebidos por Germán Garfinkel (foto), belíssimos exemplares argentinos foram abertos, como o Las Perdices Reserva Malbec 2010, o Las Perdices Reserva Don Juan 2007, os excepcionais Finca La Anita Semillón 2010 e Finca La Anita Línea Tonel 2000 (Syrah e Malbec).

A Inovini apresentou os vinhos da vinícola argentina Fuzion, que tem a assinatura da prestigiada Familia Zuccardi. Os destaques ficaram por conta do Fuzion Alta Torrontés e Pinot Grigio 2010 e do Fuzion Alta Malbec Reserva 2010 – rótulos com excelente relação de qualidade x preço.

CHILE

As importadoras Épice e Licínio Dias fizeram sucesso com o seu belo Bar CO² (foto), que teve direito até a música com DJ. Lá, os espumantes Brut e Brut Champenoise da Viña Mar prenderam muita gente pela taça. O Tarapacá Brut Champenoise foi outra boa pedida no espaço.

Voltando para o estande da Bodegas (sim, eles sabem como agradar o visitante), três vinhos da Casas del Toqui me agradaram bastante: o Merlot Reserva 2010, o Terroir Selection Carmenère 2008 e o Gran Toqui Cabernet Sauvignon 2008.

URUGUAI

Dois vinhos da H. Stagnari, provados no estande da Cantu, me fizeram “cair o queixo”. Um deles eu já havia provado, só que em uma safra anterior: o H. Stagnari Tannat Viejo 2008. O outro foi o H. Stagnari Dinastía 2006. Belíssimos vinhos! Ambos com largo potencial de envelhecimento.

Nos próximos posts mais, notícias sobre os vinhos de outras nacionalidades provados na ExpoVinis.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *