Viento Sur Tannat – 2009

O tema deste mês da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) foi escolhido pelo confrade Gil Mesquita, do blog Vinho para todos, que sugeriu um vinho do Uruguai (país que produz excelentes vinhos) de até R$ 100. Confesso que deixei para providenciar o rótulo de última hora, pois não tinha nenhum uruguaio na adega. Para não deixar passar em branco, domingo à noite, dia 1º, saí em busca do vinho. Só os supermercados estavam abertos naquele horário. Escolhi o Pão de Açúcar, relativamente próximo da minha casa. Para minha surpresa, só UM rótulo uruguaio disponível na seção de vinhos daquele estabelecimento. Na base do “só tem tu, vai tu mesmo”, levei pra casa, totalmente desconfiada, o vinho que comento agora. O resultado foi mais ou menos o que eu esperava.

Produtor: Bodegas Castillo Viejo.
Origem: Uruguai.
Visual: Cor granada, límpido e transparente.
Olfato: Notas animais predominam no nariz, acompanhadas de um discretos frutado, lembrando cereja.
Paladar: Corpo leve, pouco persistente, taninos quase imperceptíveis. Voltam as impressões sentidas no nariz, com bastante notas animais e pouca fruta. Não mostra o caráter que os vinhos feitos com a uva Tannat normalmente apresentam.
Outras considerações: Faltou mais sabor e persistência à bebida. Os aromas animais estão muito em evidência, deixando-a cansativa. Entrei no site do produtor e não achei este vinho. Acredito que ele é produzido apenas para exportação.

Classificação: Fraco/Regular.
Faixa de preço: 17

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *