Bürgerspital Würzburg Silvaner – 2010

Este é o vinho que escolhi para a edição de março da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE). O tema, super criativo, foi do confrade Claudio Werneck (Le Vin au Blog), que propôs o seguinte:

“Quanto mais diferente, incomum, curioso e pitoresco melhor. A ideia é buscar vinhos diferentes: uvas pouco conhecidas, países pouco comentados, uvas pouco comuns em determinadas regiões, produções minúsculas, vinhos raros, cortes fora do comum, rótulos bizarros, técnicas de produção diferentes, garrafas estranhas, enfim, busque o vinho mais inusitado que você encontrar e compartilhe seus comentários.”

Remexi na minha adega e encontrei este rótulo que estava esperando uma ocasião especial como esta para ser aberto:

Bürgerspital Würzburg Silvaner – 2010

Produtor: Bürgerspital.
Origem: Francônia, Alemanha.
Visual: Cor amarelo palha esverdeado, com discreta presença de gás carbônico.
Olfato: Notas minerais, de maçã verde e leve toque herbáceo.
Paladar: Forte ataque inicial de acidez. Depois aparece uma leve sensação de “agulha” causada pelo gás carbônico. Bastante seco, leve e refrescante, traz de volta as características sentidas no nariz, principalmente a maçã verde.
Outras considerações: Este vinho é produzido na região da Francônia, situada no norte do estado da Baviera, na Alemanha. A garrafa é típica daquela região, com formato arredondado. Produzido com a uva branca Silvaner, o vinho apresenta 11,5% de graduação alcoólica. Ele está enquadrado na categoria Kabinett Trocken, que é de vinhos secos com até 9 gramas/litro de açúcar residual. Para harmonização, acredito que fica perfeito com ostras e comida japonesa.

Classificação: Bom.
Onde encontrar: Não está à venda no Brasil.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *