Às cegas: Sauvignon Blanc e Pinot Noir

Fui convidada pela distribuidora pernambucana Dom Vinho para participar de uma interessante experiência: uma prova às cegas de Sauvignon Blanc chilenos e Pinot Noir do Chile e França. Em paralelo, um teste de harmonização desses rótulos com os pratos do “Espaço Tao” da creperia e bar Anjo Solto, onde aconteceu o delicioso desafio.

Vamos aos resultados:

PAINEL 1 – SAUVIGNON BLANC

Para começar, foram servidos os três brancos. A primeira amostra era a mais fresca, mais jovem e exuberante de aromas. O segundo vinho, eleito pela maioria dos seis participantes como o melhor dos três brancos experimentados, tinha ótima acidez e mineralidade. Já o terceiro rótulo se mostrou mais sério, com notas de tangerina madura e boa acidez. Vale ressaltar que todos são ótimos vinhos, mas cada um com sua particularidade.

Os vinhos e a colocação (na opinião do blog):

Amostra 1: Marina Sauvignon Blanc 2010 – Bravado Wines (3º lugar)
Amostra 2: Terroir Selection Sauvignon Blanc 2010 – Casas Del Toqui (1º lugar)
Amostra 3: Loma Larga Sauvignon Blanc 2009 – Loma Larga Vineyards (2º lugar)

A harmonização:

O vinho Casas del Toqui Terroir Selection ficou muito bom com uma bruschetta de camarão, que tem um leve toque de gengibre. Já o Marina foi o que mais combinou um delicioso camurim ao molho de cogumelo acompanhado de arroz de laranja.

PAINEL 2 – PINOT NOIR

Vieram então três vinhos feitos com a uva Pinot Noir. A amostra número um era bastante leve, sem persistência, porém com boa acidez. O segundo vinho se destacou entre os demais, com boa complexidade e paladar interessante. O terceiro tinha um pouco de álcool “sobrando” no nariz, mas foi melhorando na taça.

Os vinhos e a colocação (na opinião do blog):

Amostra 1: Marguerite de Bourgogne Pinot Noir 2010 – Françoise Chauvenet (2º lugar)
Amostra 2: Sofía Pinot Noir 2009 – Garcia Schwaderer (1º lugar)
Amostra 3: Litoral Pinot Noir 2009 – Viña Ventolera (3º lugar)

A harmonização:

O vinho Sofía ficou ainda melhor com o atum selado do Anjo Solto (por sinal, um dos mais saborosos que comi até hoje), que vem acompanhado de vagem manteiga ao alho e amêndoas.

Já o vinho da Borgonha “levantou” com o magret de pato grelhado ao molho de frutas vermelhas com couscous marroquino ao limone.

Confira nos próximos posts os comentários detalhados sobre os vinhos.

Agradeço a Célio Vasconcelos, da Dom Vinho, e a Ângela dos Anjos, do Anjo Solto, por poder participar dessa excelente experiência. Vamos às próximas!

Serviço:
Dom Vinho – (81) 3466-2525 | vendas@domvinho.com.br
Anjo Solto – Avenida Herculano Bandeira, 513, Pina (Galeria Joana D’Arc) Recife.
(81) 3325-0862. www.anjosolto.com.br/

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *