Château Rauzan-Ségla Grand Cru Classé – 2006

Por: Leonardo Lucena*

Para os apaixonados por vinho como eu é sempre um desafio escolher um grande vinho para celebrar uma data especial. Recentemente, no meu aniversário, decidi abrir um Bordeaux. Embora já tivesse provado alguns Château nunca tinha degustado um “Grand Cru Classé” da micro-região de Margaux. Pensei, por que não hoje? Vamos lá!

Escolhi então o ChâteauRauzan-Ségla safra 2006. Esse Château foi adquirido em 1994 pelo grupo Chanel, possui 51 hectares e tem uma produção anual aproximada de 8000 caixas. Sua maestria é regida pelos renomados enólogos David Orr (do ChâteauLatour) e Kolasa John.

Ele é um assemblage de 54% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot, 5% Petit Verdot e apenas um “toque” de 1% deCabernet Franc, repousa 18 meses em barricas de carvalho 60% 1º uso.

Optei por não decantá-lo, embora devesse, visto que o vinho demorou uns 40 minutos para mostrar sua exuberância. Apesar do ambiente escuro, percebi um vinho ainda muito jovem, de cor rubi intenso, demonstrava pouca evolução. Aromas muitos sutis, porém complexos, frutas vermelhas, trufas, café, eucalipto, mineral, ainda que não apresentasse aromas “sous-bois” face seus recentes seis anos.

Na boca apresentou uma acidez muito marcante, muito frescor, nitidamente demonstrando sua jovialidade. Madeira perfeitamente integrada,taninos finíssimos, de excelente qualidade! Surpreendente a elegância deste vinho.

Lamentavelmente o prato que escolhi não estava a altura do vinho: um carré de cordeiro que deixou muito a desejar! Infelizmente.

Esquecendo o prato, foi uma experiência única e marcante. Nada como apreciar um grande vinho! Daria 4 estrelas não fosse o preço, apesar de ter adquirido na França.

Um vinho muito elegante, equilibrado, com potencial de guarda extraordinário. Talvez não agrade aos amantes de vinhos potentes, modernos e amadeirados do novo mundo, mas para um Grand Cru de Margaux, sem dúvida alguma um “Grand Vin”!

Notas: Robert Parker 93 / Wine Spectator 92 / Wine Enthusiast 93 pontos / Decanter ****

Preço: R$ 700 (no Brasil)

*Leonardo Lucena é sommelier profissional pela ABS-SP. Colega de turma e de degustações, cedeu gentilmente ao blog suas notas de prova deste vinho.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *