Afinal, o consumo de vinho engorda ou emagrece?

Foto: PA

Vinho engorda? Teoricamente, sim. Uma simples taça da bebida tem 107 calorias. Bebendo sete taças, o indivíduo consome o equivalente a uma refeição inteira. Mas por outro lado, pesquisas dizem que o vinho tinto emagrece. Vejamos:

Em 2008 um grupo de cientistas alemães fez uma pesquisa com ratos, onde um grupo recebia alimentação padronizada e outro com a mesma comida e pequenas doses de resveratrol (principal componente dos anti-oxidantes do vinho tinto). Somente o primeiro grupo apresentou ganho de peso.

Outra pesquisa, também realizada na Alemanha diz que o vinho tinto ajuda na digestão da carne vermelha. Os taninos do vinho “suavizam” a proteína e ajudam a contrabalancear substâncias potencialmente prejudiciais: as gorduras oxidadas chamadas de MDA, ou malonaldeídos, liberadas quando a carne é ingerida.

Além de tudo isso, já é comprovado cientificamente o benefício do vinho tinto ao coração. Até duas taças diárias são recomendadas para dar uma forcinha à saúde. Neste quesito, gosto sempre de lembrar o “paradoxo francês”: na França, país onde é costume tomar-se uma ou duas taças diárias de vinho, os eventos cardíacos são bem mais baixos que em outras localidades.

Os flavonóides, especialmente o resveratrol, têm o poder de diminuir os radicais livres, o colesterol ruim (LDL) e aumentar a gordura boa (HDL). Uma prova disso sou eu mesma. Nos meus check ups anuais, o HDL só tem aumentado (consumo vinho moderadamente quase todos os dias). O último resultado deu 111 mg/dL (a referência para mulheres é de > 45 mg/dL)

Na minha humilde opinião, tudo em exagero é prejudicial.  Se o consumo for desenfreado, além dos quilinhos a mais, existe a questão do risco da dependência e todos os males que o consumo exagerado de álcool pode trazer. A medida é moderação. Lembre de apreciar sempre o seu vinho acompanhado de uma jarra d’água. Assim, além do consumo ser menor, você hidrata o organismo evitando a embriaguez.

Links interessantes sobre o assunto:

Revista Marie Claire: Dietas customizadas: o cardápio certo para quem quer emagrecer sem cortar o carboidrato, o vinho ou o chocolate

Veja: Vinho tinto emagrece

M de Mulher: Vinho tinto ajuda na digestão da carne vermelha

Mulher Portuguesa: Livro – A Dieta do Vinho

Revista Adega: Vinho e Dietas

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *