Brindes para todos os gostos na festa de lançamento do Portal Engenho

Os brindes de comemoração dos sete anos da Revista Engenho de Gastronomia e de lançamento do Portal Engenho (www.portalengenho.com.br), nesta quarta-feira (24), mesclam o glamour do Velho Mundo e a alegria do Novo Mundo. Uma dupla de espumantes da França importados pela Cantu e dois tintos chilenos distribuídos pela Lacomex foram escolhidos para embalar a festa, em Apipucos.
O blog Escrivinhos fez uma sessão especial de degustação dos quatro rótulos e traz o resultado aqui para que você escolha o que vai mais com o seu paladar:

Veuve Devienne Brut

Produtor: Veuve Deviene.
Origem: Languedoc (D.O.C.), França.
Visual: Cor amarelo dourado. Mostra bolhas finas, persistentes e bem centralizadas. Olfato: O predomínio é de frutas secas e miolo de pão, esta última característica vinda das leveduras da fermentação.
Paladar: Boa cremosidade, acidez balanceada e um toque de amêndoa que se prolonga na boca por um bom tempo.
Outras considerações: Este é um espumante Blanc de Blancs – feito apenas com uvas brancas: Ugni Blanc, Chenin Blanc e Chardonnay. A segunda fermentação foi feita de forma natural, com adição de licor de expedição e leveduras em tanques de inox (método Charmat). Teve envelhecimento de seis meses nas caves da vinícola. Cai bem com entradas, pães, carnes brancas e frutos do mar. A graduação alcoólica é de 10,5%.
Veuve Devienne Rosé
Produtor: Veuve Deviene.
Origem: Languedoc (D.O.C.), França.
Visual: Bonita cor salmão, bem viva, com bolhas finas e em boa quantidade.
Olfato: Surgem frutas vermelhas silvestres, especialmente morango, além de um toque de frutas secas.
Paladar: O morango está novamente em destaque, junto com o sabor de fruta-passa. Acidez e cremosidade presentes.
Outras considerações: Na sua composição estão as uvas tintas Cabernet Franc, Pinot Noir e Cinsault. No processo de elaboração, a primeira fermentação é feita durante 12 horas com a casca para extrair os pigmentos das uvas. A segunda fermentação, que dá a efervescência, é feita em tanques de inox (método Charmat). Assim como branco Brut, ficou seis meses na adega antes de seguir para o mercado. Alegre, é um espumante para ser acompanhado com frios, entradas, carnes brancas e frutos do mar. Tem teor alcoólico de 12%.
Cousiño-Macul Don Luis Cabernet Sauvignon – 2009
Produtor: Cousiño-Macul.
Origem: Alto Maipo, Chile.
Visual: Rubi com leves reflexos violáceos. Lágrimas curtas e ligeiras aparecem na taça.
Olfato: Ameixa madura, café e especiarias.
Paladar: Além das mesmas características sentidas no nariz, também aparece um fundo herbáceo. Tem médio corpo e taninos macios e adocicados, que o tornam um vinho fácil de tomar.
Outras considerações: Elaborado com a uva Cabernet Sauvignon, tem graduação alcoólica de 14%. Harmoniza com massas, carnes e pizzas.
Cousiño-Macul Carmenère – 2009
Produtor: Cousiño-Macul.
Origem: Alto Maipo, Chile.
Visual: Cor violácea profunda com lágrimas finas e ligeiras.
Olfato: Uma mistura de jambo vermelho maduro, baunilha e notas herbáceas.
Paladar: Tinto com corpo médio e média persistência. Além da fruta, mostra também um toque de pimenta do reino.
Outras considerações: Feito com a uva emblemática do Chile, a Carmenère, é um tinto que vai bem com frango e massas com molho branco. O teor alcoólico é de 13,5%.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *