Aventuras enogastronômicas no Chile e Argentina (Mendoza) – Parte 4

VIÑA UNDURRAGA – A vinícola foi fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga, um dos pioneiros na produção de vinhos no Chile. De origem basca, foi ele quem trouxe pessoalmente mudas da França e Alemanha para dar origem aos primeiros vinhedos do Vale Central. Nesta tarefa, ele contou com o auxílio do viticultor francês M. Pressac.

A visita à vinícola é um verdadeiro passeio no tempo. Uma das grandes atrações é a área externa, com os seus bem cuidados jardins projetados pelo paisagista francês Pierre Dubois. A Undurraga mantém a história viva através salas com mobiliário original da época da fundação, carruagens e equipamentos utilizados nos primórdios da produção do vinho.

O passeio com degustação dura cerca de 1h. Durante o percurso, os visitantes podem ver o local onde existiu o casarão da família, destruído no terremoto de 1985; conhecer algumas espécies de plantas especialmente cultivadas no local, além de dar um giro pela área de produção dos vinhos e pelas caves.

Em 1982, a vinícola foi vendida para investidores colombianos e para um poderoso empresário chileno, que também é dono do time de futebol Universidad de Chile. Fala-se que a empresa estava à beira da falência e os novos donos investiram pesado em tecnologia e modernização da empresa. Atualmente, a Undurraga produz 20 milhões de litros por ano, exporta para mais de 60 países e possui plantações nos Vales do Maipo, Colchagua e San Antonio (Leyda).

Eles também têm investido em responsabilidade social, comprometendo-se com a educação dos aborígenes Mapuches. A cada garrafa vendida da linha Aliwen, 1% do lucro é revertido para ajudar na educação das novas gerações daquele povo.

Os destaques da produção da Undurraga são as linhas Altazor (o top), Founder’s Collection (trouxe um Cabernet Sauvignon para provar) e a Sibaris (provei o Merlot Reserva Especial 2007, que estava muito bom).

A Undurraga possui uma ampla sala de degustação e uma loja bem aconchegante. Quem quiser participar da visita guiada com prova de três vinhos, paga cerca de R$ 21 e ainda leva a taça pra casa.

Confira nos próximos posts os comentários sobre os vinhos degustados na Viña Undurraga.

Mais informações em: http://www.undurraga.cl/

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *