VIÑA UNDURRAGA – A vinícola foi fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga, um dos pioneiros na produção de vinhos no Chile. De origem basca, foi ele quem trouxe pessoalmente mudas da França e Alemanha para dar origem aos primeiros vinhedos do Vale Central. Nesta tarefa, ele contou com o auxílio do viticultor francês M. Pressac.
O passeio com degustação dura cerca de 1h. Durante o percurso, os visitantes podem ver o local onde existiu o casarão da família, destruído no terremoto de 1985; conhecer algumas espécies de plantas especialmente cultivadas no local, além de dar um giro pela área de produção dos vinhos e pelas caves.
Em 1982, a vinícola foi vendida para investidores colombianos e para um poderoso empresário chileno, que também é dono do time de futebol Universidad de Chile. Fala-se que a empresa estava à beira da falência e os novos donos investiram pesado em tecnologia e modernização da empresa. Atualmente, a Undurraga produz 20 milhões de litros por ano, exporta para mais de 60 países e possui plantações nos Vales do Maipo, Colchagua e San Antonio (Leyda).
Eles também têm investido em responsabilidade social, comprometendo-se com a educação dos aborígenes Mapuches. A cada garrafa vendida da linha Aliwen, 1% do lucro é revertido para ajudar na educação das novas gerações daquele povo.
Os destaques da produção da Undurraga são as linhas Altazor (o top), Founder’s Collection (trouxe um Cabernet Sauvignon para provar) e a Sibaris (provei o Merlot Reserva Especial 2007, que estava muito bom).
A Undurraga possui uma ampla sala de degustação e uma loja bem aconchegante. Quem quiser participar da visita guiada com prova de três vinhos, paga cerca de R$ 21 e ainda leva a taça pra casa.
Confira nos próximos posts os comentários sobre os vinhos degustados na Viña Undurraga.
Mais informações em: http://www.undurraga.cl/