Dal Pizzol apresenta oficialmente seu projeto Vinhedo do Mundo

Foto: Gilvan Gomes

A Dal Pizzol Vinhos Finos apresentou oficialmente, no último sábado (12), o seu projeto Vinhedo do Mundo, que tem como objetivo reunir cerca de 500 variedades de uvas de várias partes do mundo em sua vinícola, no município de Faria Lemos, na Serra Gaúcha.

Estive lá no ano passado durante o projeto Imagem, promovido pelo Ibravin, e fiquei encantada com a ideia. Atualmente, o local (que por sinal é belíssimo) conta 164 variedades de videiras de 22 países, ocupando 0,5 hectare. Desde 2005, quando começou a ser desenvolvido, o projeto contou com o apoio da Embrapa Uva e Vinho, através do pesquisador Humberto Camargo, e de entidades internacionais que têm contribuído com o envio de exemplares para serem cultivados na vinícola.

“Este projeto pretende chegar a ser uma das belas coleções de variedades vitis do mundo”, afirma Rinaldo Dal Pizzol [foto], diretor da vinícola e responsável pelo projeto que conta com o apoio do engenheiro agrônomo Tiago Postal no manejo das videiras.

Segundo Rinaldo, o objetivo é transformar o local em referência cultural para uma região vitivinícola. O Vinhedo do Mundo, além de atrativo turístico, ainda será fonte de estudo para escolas, professores e alunos das áreas ligadas ao mundo do vinho e terá como missão gerar um vinho para fins beneficentes, resultado da união de todas as variedades. Já neste ano será colhida uma safra de forma simbólica para cumprir um programa de micro vinificação com a Embrapa Uva e Vinho, que vai analisar e avaliar as potencialidades enológicas de algumas variedades.

“A partir do próximo ano, a uva colhida será utilizada para produzir um único vinho com todas as variedades juntas”. Ele será elaborado, engarrafado e rotulado com uma etiqueta especial e, após isso, leiloado. O resultado será revertido em fundos para obras ou atividades beneficentes”, afirmou Dal Pizzol.

A Dal Pizzol Vinhos Finos faz parte da Rota das Cantinas Históricas. Está localizada no Km 5,3 da RSC 431, distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves. O Vinhedo do Mundo integra o Parque Temático, espaço cultural e enogastronômico onde também se encontra a Enoteca Dal Pizzol, um espaço que reúne uma coleção de garrafas de safras antigas desde a fundação da empresa e que hoje são consideradas peças de museu.

Também no Parque Temático está localizado aconchegante Ristorante Enoteca Dal Pizzol, ao lado dos lagos, que atende grupos pré-agendados e oferece cardápios temáticos (por sinal, deliciosos) que resgatam as tradições dos imigrantes italianos.

As visitações à Dal Pizzol podem ser realizadas diariamente, em horário comercial.

Informações (54) 3449.2255 ou no www.dalpizzol.com.br.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *