Dicas de harmonização para a ceia de Natal

Para muitas famílias, noite de Natal é sinônimo de mesa farta. Diante da infinidade de opções culinárias, escolhi alguns pratos tradicionais da época para mostrar algumas opções de harmonização com vinhos.

Escolha o seu e boa ceia.

PARA TODA A REFEIÇÃO:

Para quem quer usar apenas um tipo de vinho para harmonizar com toda a refeição, a sugestão é um bom espumante tipo brut (seco).

Esse tipo de bebida acompanha bem desde as entradas e pratos de frutos do mar, como carnes brancas e alguns pratos mais gordurosos, devido à sua boa acidez.

PERU:

Para o prato mais tradicional da noite, a pedida é um tinto mais leve, com pouco tanino, ou um branco mais encorpado, tipo um Chardonnay sem estágio em madeira. Sugestões de tintos: vinhos feitos com a uva Pinot Noir, Carmenère ou Merlot.

CHESTER:

É um prato que também casa com tintos e brancos. Para os brancos, aposte em opções como um Sauvignon Blanc ou um Chardonnay jovem. Os tintos para o chester podem ser desde um Bordeaux até um Merlot.

TENDER:

Para este tipo de prato, que é defumado e normalmente vem acompanhado de um molho adocicado, a ideia é harmonizar com um vinho tinto frutado, não muito potente e com boa acidez.

Um Borgonha ou outro rótulo feito com a uva Pinot Noir é uma boa pedida. Ainda podem ser escolhidos um Chianti ou algum rótulo do Novo Mundo feito com a uva Shiraz. 

PORCO:

Sua ceia vai ter lombo ou pernil? Então vamos por partes. Para o lombo, escolha um Chardonnay que passou por madeira. Se puder, vá de Châteauneuf-du-Pape branco.

Já para o pernil, a ideia é saborear junto com um tinto, como um português da região da Bairrada. Um Malbec argentino ou um espanhol Rioja Crianza também vão harmonizar.

BACALHAU:

Para esse tipo de prato, opte por um tinto jovem, como um português do Dão, ou um branco com boa acidez, como um vinho verde português.

DOCES:

Uma opção “coringa” para a sobremesa é um espumante Moscatel (ou Moscato). Este tipo de bebida harmoniza particularmente bem com panetones. Os vinhos do Porto tipo Tawny caem bem com frutas secas. Para as sobremesas cremosas, escolha um vinho late harvest ou um Sauternes.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *