Este foi o segundo jantar harmonizado realizado semana passada no Recife pela distribuidora Dom Vinho junto com a importadora Bodegas – Selecionadores de Vinhos. O evento aconteceu no agradável restaurante Ponte Nova, onde os participantes puderam provar vinhos da Bodega Barberis, junto com um menu preparado especialmente para aquela noite.
A apresentação foi novamente conduzida por Gérman Garfinkel, da importadora Bodegas. Ele explicou que a Bodega Barberis pertence a uma família de origem italiana estabelecida há 50 anos na Argentina. Atualmente, cerca de 93% da sua produção é exportada, sendo o Brasil um dos principais países consumidores.
Para a entrada, foi servido um crostini gratinado com rotoloni de berinjela, harmonizado com o agradável espumante nacional Fausto Brut, da Pizzato, já comentado aqui no blog.
Logo após, saiu um filé de saramunete empanado sobre mix de folhas e frutas ao vinagrete de manjericão (foto). Nesta entrada, o chef Joca Pontes deu um ar mais elegante ao saramunete, peixe utilizado normalmente como tira-gosto de beira de praia. E a ideia foi boa, principalmente pela harmonização com o vinho escolhido, simples e correto:
Cava Negra Chardonnay – 2009
Produzido com 100% de uvas da variedade Chardonnay plantadas em Vistalba, este também é um vinho de bom custo-benefício da linha (o blog também já avaliou o Cava Negra Malbec). Custa na faixa de R$ 22.
A bebida tem cor amarelo palha e aromas de frutas cítricas e tropicais, com destaque para o abacaxi. Na boca, apresenta leveza e frescor, junto com um agradável frutado. Tem 13,5% de álcool.
É um vinho bom para a beira de piscina, servido bem geladinho e acompanhando frutos do mar.
Classificação: Bom custo-benefício.
O próximo vinho servido veio acompanhando um filé mignon em aroma de ervas tostadas sobre mix de cogumelos refogados com acelga e pimenta dedo-de-moça, molho de assado perfumado com pitanga.
Logo de cara, a combinação parecia não combinar devido à variedade de ingredientes do prato, inclusive a pimenta, que poderia confundir o paladar. Mas o vinho a seguir cumpriu bem o papel e o casamento acabou dando certo.
Finca La Daniela Malbec – 2008
Segundo Gérman, apenas uma pequena porcentagem deste vinho passou por madeira de 2º e 3º uso. È feito 100% com uvas Malbec de Luján de Cuyo.
A bebida tem cor rubi escura e os seus aromas trazem frutas bem maduras, leve chocolate e especiarias.
É um vinho fácil de tomar. Seus taninos são macios e a percepção da boca é muito parecida com a do nariz. A graduação alcoólica é de 13,5%.
Classificação: Muito Bom
Mas a melhor harmonização da noite ainda estava por vir. E ela chegou com um cordeiro prensado/grelhado ao molho de cerveja preta, que de tão macio se derretia na boca, acompanhado de arroz jasmine com jerimum, queijo Brie e couve frita.
O responsável pela combinação perfeita foi o vinho a seguir.
Familia Barberis Cabernet Sauvignon – 2006
Este vinho de cor rubi intensa estagiou parcialmente (30%) em madeira por nove meses. Assim como o anterior, também apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias, baunilha e chocolate.
À boca é redondo e envolvente, com taninos bem trabalhados e boa persistência.
Suas uvas, da variedade Cabernet Sauvignon, vêm de Luján de Cuyo. O teor alcoólico do vinho é de 13,5%.
Classificação: Muito Bom/Excelente.
A deliciosa noite encerrou com um sorvete de coco com calda de cassis e praliné de castanha de caju e casquinha de tapioca crocante. Para bebericar, um Pasus Semidulce Rioja, também já comentado aqui no blog.
OLÁ FABIANA!
FINÍSSIMO BOM GOSTO, POIS AQUI NO RIO DE JANEIRO ESTA UMA CHUVINHA GOSTOSA E UM BOM VINHO TEM TUDO A VER.
FALA SÉRIO! RS
UM CONVITE:
VISITE MEU BLOG DE HUMOR:"HUMOR EM TEXTO.
A CRÔNICA DA SEMANA É:
"O CARDÍACO".
EIS UM TRECHO:
"Certas pessoas carregam consigo o eterno e sombrio medo de uma doença.
São os hipocondríacos que podem ser polivalentes,quando acreditam terem dezenas de doenças simultâneas e tomam muitos e variados remédios indiscriminadamente, sem a menor preocupação de se intoxicarem.
Porém existe aquele que elege uma doença, e com ela convive o resto da vida.
O Adamastor é um caso típico."
CASO TENHA GOSTADO ATÉ AQUI, VÁ ATÉ LÁ E CONHEÇA MEU BLOG.
COMBINADO?
UM ABRAÇÃO CARIOCA!!!