Viva o suco de uva

O artigo abaixo é uma reprodução da minha coluna na revista Mon Quartier do mês de outubro.

Viva o suco de uva

Em homenagem ao mês da criança, vou deixar o vinho um pouco de lado para falar sobre uma bebida gostosa e saudável, que todo mundo (até os baixinhos) pode e deve desfrutar: o suco de uva.

Somos privilegiados no Brasil por produzir uvas do tipo americanas, responsáveis por tornar o nosso suco mais saboroso. Estas variedades (Isabel, Bordô, Niágra e Concord, entre outras) são proibidas de serem plantadas na grande maioria dos países produtores, pois estes dão preferência às uvas do tipo européias.

Além de gostoso, o suco de uva faz muito bem à saúde. Pesquisas revelam que ele pode trazer grandes benefícios por conter flavonóides, substâncias que também estão presentes nos vinhos e são poderosos antioxidantes, agindo de forma benéfica ao coração. Eles evitam o acúmulo do mau colesterol (LDL) que pode “entupir” as artérias.

De acordo com pesquisa da Faculdade de Agronomia da Universidade do Rio Grande do Sul (FAURGS), o suco de uva é um alimento privilegiado para os períodos de “reconstrução” da fadiga, da anemia e da convalescença. É também aconselhável para quem está com febre, pois não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, uma vez que seu açúcar é composto por glicose e frutose.

O mesmo estudo também mostra outros benefícios do suco de uva para a saúde:

  • Estimulante das funções hepáticas (ligadas ao fígado)
  • Alcalinizante – indicado para quem está intoxicado pelo excesso do consumo de carne
  • Estimulante digestivo, ajudando eliminar o ácido úrico
  • Combate o envelhecimento, devido à presença de antioxidantes

Temos no mercado nacional várias opções de suco de uva 100% natural. Este tipo é o melhor para o consumo, pois não tem adição de água, de açúcar, nem de conservantes.

O maior produtor de suco de uva no Brasil é o Rio Grande do Sul, que nos fornece opções naturais de primeira qualidade como o Casa de Bento (Vinícola Aurora), Casa de Madeira (Casa Valduga), Garibaldi (Vinícola Garibaldi), Perini (Vinícola Perini), Salton (Vinícola Salton), entre outros. Algumas dessas empresas também fabricam o suco de uvas brancas, que é altamente refrescante.

Escolha o seu e delicie-se!

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *